Redação Planeta Amazônia
Entre os dias 03 e 06 de dezembro de 2024, a Baixada Maranhense será palco da terceira edição da Cazumbada: Territórios educativos, chacoalhando o desenvolvimento. O evento, organizado pelo Instituto Comunitário Baixada Maranhense (Baixada) em parceria com o Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (FCAEB), reunirá representantes de organizações nacionais e internacionais para um mergulho profundo na cultura local e nas discussões sobre filantropia comunitária, a exemplo da Casa Fluminense, o GIFE, CivSource Africa e Kellog. O Instituto Baixada conta com o apoio do programa Transformando Territórios, do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.
O nome do encontro vem de Cazumbá, personagem muito marcante do folclore da Baixada Maranhense. Criado a partir de anos de reflexão sobre os desafios do desenvolvimento regional, o evento será um espaço de trocas e aprendizados, onde os participantes poderão vivenciar experiências únicas no território, que vai de São Luís e passa por cinco municípios da Baixada Maranhense. A programação inclui a abertura com um jantar, além de um café temático sobre desenvolvimento territorial no Porto do Cujupe, visitas imersivas à Comunidade Quilombola Santa Rosa dos Pretos e à comunidade de Olho D’Água dos Gomes, além de noites culturais marcadas pela Feira do Circuito Produtivo, que celebra a riqueza produtiva e artística da região. O encerramento trará reflexões sobre o papel da juventude e da filantropia comunitária no desenvolvimento sustentável da Baixada.
“Refletir sobre práticas de desenvolvimento no próprio território” é o cerne doprograma Transformando Territórios, que busca fortalecer institutos e fundações comunitárias no Brasil. O Instituto Comunitário Baixada tem desempenhado esse papel há anos nessa região, e participar dessa imersão, que reúne diversos atores – desde moradores impactados por organizações sociais até financiadores desses programas –, é sempre revigorante,” afirma Rosana Ferraiuolo, gerente do programa Transformando Territórios no IDIS.
Desde 2009, o Instituto Comunitário Baixada promove encontros regionais para identificar prioridades de investimento na região, sempre com o objetivo de construir uma agenda de trabalho colaborativa e alinhada às reais necessidades locais. Com a Cazumbada, a iniciativa expande horizontes, convidando parceiros de dentro e fora do território para vivenciar práticas solidárias e fortalecendo os laços que sustentam a filantropia comunitária.
Sobre o Programa Transformando Territórios
O Programa Transformando Territórios é uma iniciativa do IDIS, em parceria com a Charles Stewart Mott Foundation, para fomentar a criação, o desenvolvimento e o fortalecimento de Fundações e Institutos Comunitários (FICs) no Brasil. O programa abrange 15 FICs em 10 estados do país, oferecendo apoio técnico, institucional e financeiro para que essas instituições sejam catalisadoras de transformação social.
O que são Fundações e Institutos Comunitários?
As Fundações e Institutos Comunitários (FICs) atuam com foco no desenvolvimento sustentável de regiões geográficas delimitadas. Com uma visão de longo prazo, essas instituições funcionam como grantmakers, ou seja, financiam projetos de outras organizações locais, além de fortalecerem o terceiro setor por meio da disseminação de conhecimento e da promoção de uma cultura de doação.
Sobre o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social- foi fundado em 1999, e é uma organização social independente. É a primeira organização a apoiar estrategicamente os investidores sociais no Brasil. Seu objetivo é inspirar, apoiar
e ampliar o investimento social privado e seu impacto, promovendo ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Tem a sua atuação apoiada na geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia e da cultura de doação.