Redação Planeta Amazônia
A exemplo do que ocorre em outros estados da região norte, o Acre também tem enfrentado um período de seca prolongada, o que motivou o governo do estado a decretar Situação de Emergência em decreto que foi publicado no dia 6 de outubro.
No último dia 16, o governo federal reconheceu, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Situação de Emergência em todos os 22 municípios do estado do Acre.
De acordo com o boletim sobre a seca no estado divulgado nesta quarta-feira, 18, o número de focos de queimadas no Acre, no período de 1º de janeiro a 17 de outubro de 2022 foi de 10.638 focos, sendo que em 2023, no mesmo período, foram registrados 5.873 focos, uma redução de 45%.
Focos de calor
O número de focos de queimadas no Acre, no período de 1º de janeiro até dia 17 de outubro de 2022 foi de 10.638 focos, sendo que em 2023, no mesmo período, foi de 5.873 focos, uma redução de 45%.
Se olharmos os dados referentes só ao mês de outubro, o número de focos de queimadas no estado no período de 1º a 17 de outubro de 2022 foi de 857 focos. Já em 2023, no mesmo período, foram registrados 1.150 focos, um aumento de 34%.
Qualidade do Ar
Conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a média diária de concentração de Material Particulado (μg/m³) na atmosfera não deve passar 15 μg/m³.
No período de 12 a 17 de outubro, boa parte dos municípios do Alto Acre e Baixo Acre apresentaram qualidade de ar aceitável ( 12 a 35μg/m³). No entanto, se expostos por 24 horas ou mais, pode apresentar riscos moderados. Acrelândia apresentou uma média de 40μg/m³ no dia 12, colocando o município em situação de alerta.
Nível dos principais rios
Em Brasileia, Capixaba e Rio Branco foi identificado um aumento nos níveis dos rios. O Rio Acre, em Brasileia, registrou aumento de 17 cm, em Capixaba, de 44 cm a partir de segunda-feira, 16, a terça-feira, 17.
O Riozinho da Rola, afluente do Rio acre, apresentou baixa no nível e, no decorrer da semana, uma redução constante nos pontos de monitoramento na região do Riozinho e Espalha.
O Rio Tarauacá registrou elevação na sexta-feira, 13, mas, nos dias posteriores, apresentou redução constante até esta segunda-feira, 16.
O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, teve elevação entre os dias 12 a 17. Em Marechal Thaumaturgo, apresentou dinâmica de elevação entre os dias 14 e 15 e estabilizando até a cota de 3,54 metros no dia 17.
O Rio Envira, em Feijó, teve dinâmica de aumento na sexta-feira, 13, e redução nos dias 14 e 15, voltando a apresentar aumento do nível a partir da segunda-feira, 16.
Captação de água
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que está com três caminhões-pipa atendendo os municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Em Porto Acre, há uma parceria com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) que cedeu um caminhão-pipa para suporte. Os veículos atuam em localidades que não possuem acesso ao sistema de distribuição. O Saneacre informou ainda que a situação de abastecimento nos municípios é estável.