Redação Planeta Amazônia
Com a proximidade do Dia de Finados, 2 de novembro, quando os cemitérios registram o maior fluxo de visitação, a Prefeitura de Rio Branco tem intensificado a manutenção na infraestrutura e os serviços de limpeza para proporcionar um melhor ambiente à população durante essa que é considerada uma data importante no calendário da cidade.
Ao todo, são quatro os cemitérios em Rio Branco sob a administração do Município: Jardim da Saudade, Cruz Milagrosa, São Francisco, onde recentemente foi construído novo muro, e o São João Batista, que passou por reforma da parte administrativa e acessos.
No cemitério São João Batista, o maior do Município, o secretário Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira, falou sobre as orientações a respeito da Lei Municipal 1809, de 2010, que estabelece até o próximo dia 20 de outubro prazo final para quem queira realizar construções, reformas ou qualquer outro tipo de serviço de manutenção em jazigos e sepulturas.
“As pessoas que queiram fazer manutenção ou construção dos jazigos dos seus entes queridos, os cemitérios estão abertos, liberados, mas a partir de semana que vem, que é a última semana que antecede o Dia de Finados, fica suspenso esse serviço para que nós possamos fazer o repasse final, retirar os últimos entulhos que foram gerados por essas manutenções”, explica o secretário Joabe Lira.
Lira disse ainda que a secretaria vai estar com uma equipe específica para atender as pessoas na parte administrativa e tirar alguma dúvida sobre o local de sepultamento de seus familiares. Para tanto é necessário apresentar à administradora do cemitério um documento com o nome completo da pessoa. A família de Francisco Carlos foi uma que precisou de ajuda. “Foi uma tia da minha esposa que nós viemos localizar. Deu tudo certinho”, conta. “Com a ajuda da equipe do cemitério tá tudo bem organizado e sem problema nenhum”.