Redação Planeta Amazônia
O Governo do Amapá deu início nesta quarta-feira, 14, à campanha de arrecadação de roupas, sapatos, eletrodomésticos e brinquedos para famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingem a capital, Macapá, desde sábado, 10. As doações podem ser feitas em dois pontos: no prédio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, na Rua São José, nº 7570, no Centro; e na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá.
A Escola Reinaldo Damasceno é o local em que o Governo do Amapá oferece assistência às famílias, que recebem alimentação; kits dormitório; kit de higiene pessoal; colchões; fraldas descartáveis para os bebês; serviços de saúde; além de cadastro nos programas sociais, como o Renda para Viver Melhor, Aluguel Social, entre outros, conforme necessidade de cada família.
“Queremos pedir a colaboração de todos que puderem contribuir de alguma forma com essa corrente do bem. São pessoas batalhadoras, que perderam tudo, saíram de suas casas de forma emergencial para resguardar as suas vidas e hoje, necessitam de o mínimo de conforto”, reforça a secretária de Políticas para as Mulheres, Adrianna Ramos.
União de esforços
Nessa terça-feira, 13, o governador do Amapá, Clécio Luís, determinou a cessão de maquinários, serviços e mão de obra do Estado à Prefeitura de Macapá para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas na cidade. A união de esforços busca otimizar o enfrentamento aos problemas e socorrer de forma mais eficiente a população atingida pelos alagamentos.
Na noite de segunda-feira, 12, o governador decretou situação de emergência em Macapá em função das condições no Aturiá, região atingida pela erosão causada pelo Rio Amazonas. Com o agravamento das condições na cidade, o prefeito Antônio Furlan também decretou situação de emergência após as fortes chuvas.
O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) atua para realizar o reconhecimento das condições em Macapá. A previsão é que a oficialização aconteça ainda nesta terça-feira, para que o Governo Federal possa auxiliar com ações humanitárias.