Redação Planeta Amazônia
O prefeito da capital acreana foi homenageado, na tarde do último sábado (4), pelo Projeto Recriança durante as festividades que marcaram os 35 anos do programa. A cerimônia ocorreu na Arena Recriança, localizada no bairro Morado do Sol, região do São Francisco.
Idealizado para promover a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, o Projeto Recriança é reconhecido como uma entidade de esporte amador na cidade de Rio Branco. Sob a coordenação de Josemir Calixto, conhecido como Mimi, o programa não apenas forma atletas, mas também busca desenvolver cidadãos conscientes.
“A trajetória do Recriança, ao longo desses 35 anos, tem sido marcada pelo sucesso. Além de revelar talentos esportivos, temos orgulho de formar cidadãos que contribuem para a sociedade”, destacou Mimi.
A participação no Projeto Recriança está condicionada ao desempenho escolar dos alunos, que devem estar matriculados na rede municipal ou estadual de ensino.
Em um discurso emocionado, o prefeito de Rio Branco expressou sua gratidão por fazer parte do evento comemorativo. “Agradeço de coração por poder participar deste projeto incrível que é o Recriança. São 35 anos de história, onde mais de 15 mil crianças já passaram por aqui. É uma alegria ver o sucesso de iniciativas como essa, que transformam vidas e revelam talentos”, ressaltou o prefeito.
O presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Pereira, elogiou o trabalho desenvolvido por Josemir Calixto à frente do projeto. “O Recriança é um programa que há 35 anos vem proporcionando oportunidades para crianças e jovens. Devemos celebrar iniciativas como essa, que valorizam o esporte e promovem o desenvolvimento social”, enfatizou.
O Projeto Recriança teve início em 5 de maio de 1989, quando um grupo de amigos decidiu promover atividades esportivas nos bairros da cidade. Desde então, tem sido um instrumento de transformação na vida de muitos jovens, oferecendo-lhes perspectivas de um futuro promissor.
“O comportamento do meu filho melhorou significativamente desde que ingressou no Recriança. Aqui, além do esporte, ele também recebe orientação e suporte para seus estudos. Este projeto é uma verdadeira oportunidade de vida para as crianças”, afirmou Alexandre Nogueira, pai de um dos atletas do programa.