Redação Planeta Amazônia
A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) foi palco da primeira sessão ordinária da 3ª edição do Programa Jovens Parlamentares. A reunião foi aberta pelo presidente Jacson Serra, que iniciou os trabalhos expressando gratidão pela oportunidade e presença de todos.
“Bom dia a todos e a todas, jovens parlamentares que aqui estão presentes. Eu quero agradecer, primeiramente, a Deus por estarmos aqui hoje, nessa reta final deste projeto. Agradeço também a Secretaria de Educação por estar acompanhando esse Programa e faço menção aos deputados aqui presentes, Manoel Moraes, Chico Viga e Whendy Lima, que estão hoje aqui nos dando apoio”, declarou Jacson Serra.
Em seguida, a palavra foi passada ao primeiro-secretário, Gabriel Barreto, que realizou a leitura dos expedientes. Entre os projetos de lei apresentados, destacaram-se iniciativas inovadoras e de grande relevância para a comunidade acreana. O Jovem Parlamentar João Gabriel Marçal propôs a criação de uma plataforma de ajuda para o Enem, visando oferecer recursos educacionais essenciais gratuitos aos estudantes do ensino médio.
Jhéssica Ketlyn apresentou um projeto semelhante, focado no desenvolvimento dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Adrian Tiago Borges sugeriu a inclusão da disciplina de Pré-Enem no currículo das escolas públicas de ensino médio, reforçando o preparo dos estudantes para a prova.
Outros projetos notáveis incluíram a proibição do uso de plásticos, proposta por Ana Clara Freitas, e a instituição da Semana Estadual de Artes Marciais, apresentada por Sara Ketlen Albuquerque. Além disso, Pedro Braga Neto sugeriu a regularidade no Programa Jovem Aprendiz como critério para participação em licitações públicas, enquanto Maria Aparecida Braga propôs o Programa de Educação Interativa, com o objetivo de promover o aprendizado por meio de jogos educacionais. Jonas Silva Gonçalves apresentou medidas para a promoção da sustentabilidade nas escolas, e Andrés Eduardo Araújo destacou a importância de incentivar a agricultura familiar e a distribuição de alimentos saudáveis.
A diversidade e a relevância dos projetos apresentados refletem o comprometimento dos jovens parlamentares com a melhoria da sociedade acreana. Ao encerrar a leitura dos expedientes, Gabriel Barreto destacou a importância do empenho e dedicação dos jovens ao longo dos seis meses de trabalho, reforçando o papel crucial da educação e da participação política para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O Programa Jovem Parlamentar Acreano é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e conta com o apoio do TRE-AC. O programa foi criado por meio de um projeto de resolução de autoria do ex-deputado Daniel Zen (PT). O processo de seleção dos candidatos foi realizado pelo pleito eleitoral entre os próprios estudantes e conduzido pela Subcomissão Eleitoral Escolar, constituída no âmbito da unidade escolar e pela Comissão Executiva Eleitoral, designada pelo Secretário de Educação, Cultura e Esportes.