Redação Planeta Amazônia
O BNDES Garagem, programa de aceleração de negócios de impacto socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a aceleradora Quintessa, parceira executora da iniciativa, participam do Bioeconomy Amazon Summit (BAS) no próximo dia 1º de agosto, em Belém. Durante o evento, organizado pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil e a gestora de venture capital KPTL, serão abertas pré-inscrições exclusivamente para negócios da região Norte que desejem participar do próximo ciclo de aceleração do programa.
O BNDES Garagem, que está na sua terceira edição, já apoiou mais de 200 negócios e tem previsão de acelerar outros 400 até 2028. Ao longo do próximo ano, 100 empreendedores serão acelerados de maneira gratuita: 50 em estágio inicial e 50 em estágio de tração.
O Garagem oferece aos participantes uma jornada de desenvolvimento contínuo com foco em crescimento e direcionamento técnico em gestão e empreendedorismo. O programa abre uma gama de oportunidades aos participantes, a partir da proximidade com o Banco, além de facilitar a conexão entre os empreendedores e deles com potenciais clientes e investidores.
“O BNDES Garagem se propõe a ser o principal canal de geração de soluções com potencial de gerar impacto e retorno financeiro”, destaca Anna de Souza Aranha, sócia e co-CEO do Quintessa. “Queremos que participem pessoas empreendedoras de todas as regiões do país, descentralizando do eixo Sudeste. Assim, a pré-inscrição é uma forma de estimular e garantir a participação de negócios da região Norte no programa.”
As pré-inscrições serão realizadas de forma online e gratuita. Os interessados poderão acessar o link para inscrição durante o painel “Incentivos e recursos disponíveis para a inovação da Amazônia” no evento. A organização do evento se encarregará de divulgar o formulário para os participantes, garantindo que ninguém perca a oportunidade.
Com essa presença na região Norte, o BNDES Garagem busca impulsionar ideias e negócios locais que preservem a floresta e contribuam para o desenvolvimento sustentável, para a bioeconomia e para a conservação dos recursos naturais da Amazônia brasileira. Cerca de 25% das soluções já apoiadas estão voltadas para a resolução de desafios ambientais. É o caso das startups Meu Pé de Árvore, Deveras Amazônia e AçaíMaps, todas oriundas da região Norte e diretamente ligadas à biodiversidade.
O BAS será realizado em três ambientes – Arena Empreendedora, Plenária e um Round Table/Salas Temáticas, de acordo com a programação neste link. O objetivo da Arena Empreendedora é promover o encontro dos micro e pequenos empreendedores locais com cientistas e investidores. Ali, 80 startups de bioeconomia vão expor e dar visibilidade aos seus negócios. Das startups selecionadas, cerca de 45 participaram dos programas de apoio da Jornada Amazônia, recebendo suporte, mentoria e conexões estratégicas para aumento de sua competitividade.
O programa
O BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES para desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes. A taxa geral de recomendação do programa por parte das startups foi de 95%.
A terceira edição, lançada este ano, foca em impulsionar negócios voltados à resolução de desafios sociais ou ambientais. A metodologia de aceleração do programa conta com a parceria do Quintessa. Dividida em módulos de criação e tração, a iniciativa se propõe a apoiar negócios inovadores com potencial de impacto positivo na promoção do desenvolvimento sustentável, em linha com o propósito do Banco de transformar a vida de gerações de brasileiros.
Aceleradora
O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os principais desafios sociais e ambientais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre responsabilidade socioambiental e resultados financeiros, atuando junto com empreendedores, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 4,5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.
A primeira edição do Bioeconomy Amazon Summit (BAS) acontece no dia 1º de agosto, das 9h às 18h, no Hangar Centro de Convenções, em Belém do Pará. Contará com a presença de mais de 600 pessoas, entre altas lideranças dos setores público e privado, representantes de organizações, empreendedores, investidores e sociedade civil.