Após trabalhos de recuperação da ETA II, serviço e captação e abastecimento de água é normalizado no município de Rio Branco

Redação Planeta Amazônia

Após reparos paliativos realizados pela prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), devido ao desmoronamento de parte da estrutura da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), a captação de água já foi normalizada na capital acreana.

A informação foi passada pelo diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, que reforçou o retorno do serviço de abastecimento de água em 60% dos bairros de Rio Branco.

“A gente teve aqui uma situação de colapso na quarta feira, mas já conseguimos recuperar em torno das 22h horas de ontem. Inclusive estamos operando avisa da capacidade das ETAS. A gente produz, em média, 1500 litros por segundo, e chegou ontem a 1612 litros. Ou seja, mais água sendo tratada para mandar para as casas dos rio-branquenses, e vamos manter essa vazão constante”, ressaltou.

A informação foi passada pelo diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, que reforçou o retorno do serviço de abastecimento de água em 60% dos bairros de Rio Branco/foto: Assecom

Ainda de acordo com Enoque Pereira, o desabamento se deu em razão da precariedade da estrutura, fato que vem se arrastando há anos, somado à movimentação de solo causada pela elevação e rápida baixa de nível do Rio Acre nas últimas enchentes. Desde então a Prefeitura, ao assumir a gestão do Saerb, em 2022, vem tentando sanar os problemas da estação de tratamento.

O diretor-presidente do Saerb pediu, também, a compreensão da população, explicando que o abastecimento será normalizado gradualmente em alguns bairros.

“Já estamos há dois dias com produção total, e peço a paciência dos moradores, pois em algumas regiões demora a chegar, a equalizar a água, mas uma vez equalizada, não vai mais faltar água, só se houver uma outra ação de quebra aqui, pois é uma estrutura muito precária. Normal agora é manter essa vazão”, disse.

Com relação ao baixo nível do Rio Acre, que nesta sexta-feira (26) está em 1,51 metros, Enoque informou que ações já estão sendo adotadas para operar durante o período de seca na capital acreana.

“Já estamos nos preparando com motor bomba, inclusive o rio hoje já está muito baixo. A gente está preocupado, mas já temos ações para desenvolver no rio, de modo que não atrapalhe essa captação”, acrescentou.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas