Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, em diversos bairros da capital acreana. Mesmo durante o verão amazônico, os agentes de saúde realizam borrifações em várias localidades da cidade.
Nesta quinta-feira (22), as atividades começaram pela Rua 12 de Outubro, no bairro das Placas, onde houve confirmação de casos de dengue. Durante a inspeção, larvas do mosquito foram encontradas em um recipiente com água em uma residência, evidenciando a necessidade de maior cuidado por parte dos moradores com seus quintais. Willison Cunha, agente de vigilância, destacou a importância do trabalho que está sendo realizado pela prefeitura.
“Essa ação é fundamental para todos nós, especialmente por conta das doenças que estão se manifestando. Esse trabalho preventivo é muito bom para a população. Já tivemos casos confirmados, inclusive minha esposa foi afetada. Portanto, esse trabalho é essencial.”
As ações da prefeitura são desencadeadas a partir de notificações de casos suspeitos ou confirmados de dengue nas unidades de saúde. A partir dessas informações, os agentes realizam a borrifação em todas as residências num raio de 150 metros ao redor do local notificado, abrangendo todas as direções. De acordo com Diego Vaz, supervisor de campo, o trabalho é rotineiro e visa eliminar o mosquito adulto.
“Trabalhamos com base nas notificações de dengue que recebemos das unidades de saúde. Vamos até a casa do morador, confirmamos o caso e, a partir daí, realizamos a borrifação em todas as casas do perímetro”, explicou.