Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), está realizando mais uma intervenção nos canos da Estação de Tratamento de Água II, que fazem a captação de água e abastecem 80% dos bairros da capital.
Segundo o prefeito de Rio Branco, as equipes buscam realizar o serviço sem comprometer a distribuição de água para a casa das pessoas. O gestor destacou ainda que o paliativo se faz necessário, pois há 90 dias, a Prefeitura continua à espera da liberação do recurso federal, algo em torno de R$ 17 milhões, para solucionar de vez o problema da ETA.
O planejamento municipal é que com o recurso federal em caixa, será possível fazer a aquisição de novos equipamentos, tendo em vista que devido às grandes alagações e secas extremas, muitos não estão mais funcionando com a mesma potência necessária.
De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a situação da ETA II é crítica e autarquia está fazendo o possível para que o abastecimento não seja comprometido. O representante do Saerb aproveitou para pedir que a população redobre a atenção e não desperdice água.
“O Saerb está empenhado em não deixar de bombear água para a casa das pessoas. A ação de hoje se faz necessária devido o nível do rio que mesmo a régua marcando 1,30m nesse trecho ele está com apenas 30 centímetros, por isso, estamos buscando fazer uma dragagem e aterro improvisado para ser possível acumular mais água, tem uma bomba que está aterrada na areia para que seja possível ainda hoje voltar à normalidade”.