Em Rio Branco, após décadas de luta, comunidades do Segundo Distrito celebram entrega da nova Ponte do Judia

Redação Planeta Amazônia

Aguardada há pelo menos 30 anos e beneficiando bairros do Segundo Distrito de Rio Branco, como Canaã, Belo Jardim e Seis de Agosto, dentre outros, a nova ponte do Judia, entregue pela Prefeitura de Rio Branco, nesta segunda-feira (30), marcou para milhares de moradores da região o fim de três décadas de luta e sofrimento em meio às dificuldades enfrentadas pela falta de infraestrutura e mobilidade.

A ponte teve um investimento de pouco mais de R$ 7 milhões e substituiu a antiga ponte de madeira que há anos causava inúmeros transtornos para os moradores, em especial, em meio as alagações durante o inverno, deixando milhares de pessoas isoladas, como é o caso de Luciana Lima, que mora no bairro Canaã somente há 3 anos, mas que já passou por duas alagações.

A ponte teve um investimento de pouco mais de R$ 7 milhões e substituiu a antiga ponte de madeira que há anos causava inúmeros transtornos para os moradores/foto: Assessoria

Luciana conta que durante os períodos de cheia do Igarapé Judia, que corta o bairro, a antiga ponte ficava submersa e era necessário fazer a travessia de barco, o que por muitas vezes, colocava sua vida e a da sua família em risco.

“Todo ano era isso, todo ano alagava. Ficou muito bom pra mim, pra minha família, para os meus meninos também. Uma vez, a canoa quase virava, fiquei com medo. Agora com essa nova ponte está ótimo”, revela.

A nova ponte conta com uma extensão total de 88 metros, toda feita em concreto, e iluminada com luzes de LED. Além disso, a construção vai interligar mais de 20 bairros, desafogando o trânsito na região e reduzindo o percurso até o centro em aproximadamente 12 quilômetros.

Sonho antigo

A dona Maria Gomes, moradora do Canaã há 19 anos, conta que criou seus filhos e também os netos, em meio às dificuldades enfrentadas pela falta da ponte. Maria lembra que durante as alagações atravessava o igarapé, muitas vezes, a pé e que seus filhos aprenderam a nadar no Judia. Mesmo com todas as adversidades, ela sonhava com o dia em que veria uma nova ponte que encerraria de vez o ciclo de sofrimento.

A nova ponte conta com uma extensão total de 88 metros, toda feita em concreto, e iluminada com luzes de LED/foto: Assessoria

“Na época de alagação eu sofria mesmo, não tinha canoa. Até esse último ano que alagou não tinha canoa, o pessoal passava por dentro. Nós sempre acreditávamos que ia ter uma ponte, agora ficou bom”, relembra.

A ponte sobre o Judia faz parte de um cronograma de obras que vem sendo realizadas pela Prefeitura de Rio Branco, e que têm o objetivo de tornar a capital acreana mais moderna e de melhor mobilidade urbana.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas