Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SDTI), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), lançou nesta terça-feira (1º), o projeto “Qualifica Tur”. A iniciativa faz parte das metas estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e conta com um investimento de R$ 150 mil, de recursos próprios da prefeitura, destinado à qualificação do setor turístico da capital acreana.
O projeto prevê a realização de seminários e a oferta de um curso técnico de dois anos para formação de guias de turismo, com o objetivo de capacitar profissionais do trade turístico de Rio Branco. A ideia é preparar cada vez mais trabalhadores para oferecer um atendimento de qualidade e aprimorar a hospitalidade na cidade.
De acordo com a gestão municipal, a qualificação do setor é essencial, especialmente considerando que, no ano passado, o número de visitantes que chegaram à cidade pelo aeroporto local foi superior à população de Rio Branco. Muitos desses visitantes vieram a negócios e aproveitaram para conhecer a região, enquanto outros utilizaram a cidade como ponto de acesso ao interior do estado, já que Rio Branco é a única porta de entrada aérea do Acre.
Com a capacitação dos profissionais do setor, a prefeitura visa fortalecer o turismo na capital, garantindo um atendimento qualificado e impulsionando ainda mais a economia local.