Prefeitura de Rio Branco realiza 3º Fórum Municipal de Saúde

Redação Planeta Amazônia

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira (30) na Unimeta, o 3º Fórum Municipal de Saúde com o tema “Trabalhando a Segurança Alimentar e Nutricional na Atenção Primária”. Durante o encontro, foram trabalhados os indicadores de alimentação e nutrição a partir da implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Segundo Adriana De Angelis, nutricionista da Semsa, a intenção da programação foi de alinhar a nutrição com a atenção primária primordial, trazendo para o diálogo os profissionais da área capacitados para atuar com o público alvo.

“A população que participa por meio de programas estaduais ou municipais, como o Bolsa Família e o Programa Saúde na Escola (PSE), que é o segundo programa do Município. Eles visam, garantir a saúde, segurança alimentar e nutricional da população, além da parte da educação. O fórum é para unir forças para levar cada vez mais saúde para a população, por meio de debates, discussões e planejamentos futuros que enriqueçam e fortaleçam cada vez mais a atenção primária.”

Durante o encontro, foram trabalhados os indicadores de alimentação e nutrição a partir da implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)/foto: Assecom

De acordo com Deltirene Cardoso, coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, a PNAN debatida no Fórum, apresentou como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e à nutrição.

“Estamos preconizando que a partir do evento consigamos melhorar o alcance da vigilância alimentar e nutricional, tanto do estado nutricional quanto da aplicação dos questionários de consumo alimentar, como instrumentos de gestão. Com esses dados o município passa se organizar melhor para o próximo ano, inclusive, a partir do trabalho feito na atenção primária em saúde”.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas