Assembleia Legislativa do Acre realiza sessão solene em homenagem ao IDAF

Redação Planeta Amazônia

Na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene em homenagem ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF). A cerimônia, proposta pela Mesa Diretora da casa, destacou o papel estratégico desempenhado pelo instituto no desenvolvimento econômico e na preservação ambiental do estado.

O evento reuniu parlamentares, representantes do governo, servidores do IDAF, e outros convidados, que ressaltaram a importância do trabalho realizado pelo instituto em áreas como a defesa sanitária, o controle ambiental e a certificação de produtos agropecuários.

Compromisso com o Acre

A solenidade foi presidida pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD). Em seu discurso o parlamentar frisou que a homenagem ao Idaf vai além do reconhecimento técnico. Trata-se de valorizar uma instituição que tem contribuído ativamente para o crescimento sustentável do estado e para a qualidade de vida dos acreanos. “Hoje celebramos não apenas os avanços do instituto, mas o compromisso de seus profissionais com a agricultura, a pecuária e a floresta, pilares fundamentais da nossa economia e identidade”, afirmou Ribeiro.

A solenidade foi presidida pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD)/foto: Sérgio Vale

O deputado também falou da importância da valorização dos servidores. “Eu também sou produtor rural e por isso sei que quando você trabalha na valorização do servidor, que ajuda no progresso do estado, é a política do ganha-ganha: o estado investe, e, com isso, aumenta a arrecadação”, afirmou, reforçando o compromisso com a defesa de mais contratações para o instituto, incluindo a convocação do cadastro de reserva.

Impacto do IDAF no Acre

O IDAF é uma das principais entidades do estado responsável pela implementação de políticas públicas de defesa agropecuária e florestal. Seu trabalho é essencial para garantir a sanidade animal, a certificação de produtos agropecuários e o combate a pragas e doenças, além de atuar no controle do desmatamento e na regularização ambiental de propriedades rurais.

Os servidores do instituto também foram mencionados por sua dedicação e pela superação de desafios em regiões de difícil acesso, demonstrando um compromisso inabalável com as atividades de campo e os pequenos produtores.

Em sua fala, o chefe da Divisão de Defesa Animal, Dr. Alan Palu, destacou a relevância dos servidores para o crescimento da instituição. “Essas ações valorizam muito o principal material que a gente tem no IDAF, que é o servidor público: médicos veterinários, agrônomos, auditores fiscais, técnicos administrativos, motoristas e até o pessoal da TI”, afirmou.

Palu ressaltou os avanços do IDAF desde 2019, especialmente após o reconhecimento da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação em nível internacional. “Cada ano que passa, a demanda do IDAF aumenta, as exigências crescem, e isso reflete na conquista de novos mercados. Ganha a sociedade, ganha o Estado do Acre e ganham todos os servidores. O IDAF não para. Trabalha desde o dia 1º de janeiro até o dia 31 de dezembro”, disse.

Em seguida, Paulo Eduardo Santoyo, diretor presidente da Acreaves, destacou a parceria com o instituto, que impulsionou avanços no setor avícola do Acre, culminando em um acordo com o Banco da Amazônia para investir R$ 35 milhões na instalação de modernas granjas de alta tecnologia, capazes de abrigar até 55 mil aves cada. “Com o apoio do Idaf, estamos ampliando horizontes e traçando caminhos para abater 35 mil aves por dia, fortalecendo a força produtora do estado e consolidando novas oportunidades para a indústria local”, ressaltou, agradecendo também o apoio da Assembleia Legislativa, do presidente Luiz Gonzaga e do governo do Estado.

Em sua fala, a chefe da divisão de inspeção de produtos de origem animal, Mariana Benevides Monteiro, falou da importância da união e do trabalho coletivo para o sucesso do Instituto Idaf. Ela agradeceu aos servidores, parlamentares, produtores rurais, empresários e colegas do Ministério Público pelo apoio contínuo, enfatizando que todas as conquistas só são possíveis graças ao esforço conjunto. “Sem cada um de vocês, desde a defesa sanitária animal e vegetal até as equipes administrativas, não alcançaríamos esses resultados. A tecnologia, a informação, o transporte e cada setor são fundamentais para que o Instituto funcione como uma grande engrenagem. Hoje celebramos o sucesso de todos”, disse.

Já o diretor-presidente da empresa Mel Bonal, Gildemar dos Santos, expressou gratidão pelas parcerias e pelo apoio que permitiram a certificação de seu produto com o Selo da Colônia, um marco para a produção local. Ele destacou ainda o papel essencial das secretarias envolvidas, especialmente do Idaf, que acompanhou o processo com visitas técnicas e orientações fundamentais para a adequação do empreendimento. “Há três anos buscávamos essa conquista, mas só foi possível com o suporte do Instituto e da Secretaria de Produção, que nos ajudaram a ajustar desde o prédio até a sanidade do produto. Hoje, somos os primeiros a obter o selo da colônia, e isso só foi alcançado graças ao trabalho em equipe, à minha família e aos produtores associados que caminham conosco”, enfatizou.

Edivan Maciel, representando na ocasião a Secretaria de Agricultura, frisou que o Idaf, criado em 2003, representou um marco para o Acre ao unificar as atividades de defesa da saúde animal e vegetal, atendendo a uma reivindicação da Federação da Agricultura. Segundo ele, desde então, o estado evoluiu de “risco desconhecido” para “livre de febre aftosa com vacinação” e, em 2019, alcançou o status de “livre de febre aftosa sem vacinação” com reconhecimento internacional. “Foi um trabalho árduo, que envolveu o governo, a Secretaria de Agricultura e o Idaf, com médicos veterinários, agrônomos e toda a equipe técnica e administrativa empenhados em conquistar esse marco histórico para a produção rural do Acre”, destacou.

O evento reuniu parlamentares, representantes do governo, servidores do IDAF, e outros convidados, que ressaltaram a importância do trabalho realizado pelo instituto/foto: Sérgio Vale

Ainda na solenidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Adriano, destacou o papel estratégico do Idaf no fortalecimento do setor produtivo e na valorização dos produtores rurais e profissionais da instituição. “O Instituto tem sido uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do nosso estado, garantindo a matéria-prima que movimenta a indústria. Reconheço o engajamento e a dedicação dos servidores, mesmo enfrentando desafios e a necessidade de uma remuneração mais justa. Podem contar comigo para apoiar quem ajuda o empreendedor e contribuir com o crescimento da nossa sociedade”, afirmou.

O presidente do Idaf, José Francisco, destacou o evento como um reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição ao longo dos anos, enfatizando a dedicação e a competência da equipe técnica. “Desde 2003, cada um tem dado o seu melhor para o avanço do Idaf, e, quando fui convidado pelo governador Gladson Cameli para assumir essa missão, pedi liberdade para priorizar a parte técnica e administrativa. Hoje, sinto orgulho de dizer que, em quase seis anos, temos contribuído com inovações como o sistema SISDAF, desenvolvido internamente por nossos servidores, que se tornou referência até para o Ministério da Agricultura. Isso é fruto de uma equipe fantástica e comprometida”, afirmou.

Ele também ressaltou os avanços em tecnologia e as conquistas em setores estratégicos. “Estamos investindo em inteligência artificial e novas tecnologias para facilitar ainda mais nossas operações, além de termos setores como o Vegetal, que hoje é referência nacional. Esses resultados só foram possíveis graças à dedicação dos nossos servidores, que, com competência e inovação, têm levado o Idaf a um novo patamar. Eventos como este reafirmam a importância do trabalho realizado e nos motivam a continuar avançando”, concluiu.

Ao final da solenidade, o servidor Pedro Arruda Campos foi lembrado com uma emocionante homenagem póstuma, em reconhecimento aos anos de serviço e dedicação ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal. Tecnólogo em Agricultura e servidor do Idaf desde sua criação, Pedro deixou um legado de profissionalismo e humanidade que continuará a inspirar todos os seus colegas e amigos. “Sua ausência será sentida profundamente, mas sua memória será eternamente reverenciada por aqueles que tiveram a honra de conviver com ele. Em nome de todos, estendemos nossa homenagem à sua esposa, senhora Teresa, que recebeu este tributo com toda a gratidão e respeito que Pedro merece”, disse o presidente José Francisco.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas