Forças de Segurança de Defesa Civil e Prefeitura de Rio Branco alinham Plano de Resposta a Desastres Naturais

Redação Planeta Amazônia

Na manhã desta sexta-feira (17), uma reunião estratégica envolvendo as forças de segurança de Defesas Civis do Estado e do município de Rio Branco ocorreu no gabinete do comandante do Corpo de Bombeiros do Acre. O encontro contou com a presença do prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene, do coronel Carlos Batista, coordenador estadual de Defesa Civil, do tenente coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal, e do coronel Charles da Silva Santos, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado.

foto: Val Fernandes_Secom

O principal objetivo da reunião foi discutir ações voltadas para o enfrentamento de desastres naturais e apresentar o plano de resposta para possíveis eventos adversos na região. A iniciativa visa antecipar estratégias e garantir a preparação das equipes para lidar com situações como alagamentos e enchentes, comuns em Rio Branco entre os meses de fevereiro e março.

Alysson Bestene destacou a importância da integração entre os órgãos e do preparo prévio para minimizar os impactos de possíveis desastres na capital.

“Aqui, hoje, já conhecendo um plano para esses desastres, através de toda a equipe comandada pelo coronel Charles, já mostrando todo o preparativo, caso um evento desse porte ocorra, como já é recorrente na série histórica do estado do Acre, em especial aqui na capital. Unindo esforços com as Defesas Civis estadual e municipal, comandadas pelo coronel Batista e pelo coronel Falcão, respectivamente, estamos nos preparando com práticas que nos permitirão atender bem à população de Rio Branco”, informou Alyssson.

foto: Val Fernandes_Secom

O comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Charles da Silva Santos, enfatizou a liderança da Prefeitura de Rio Branco na antecipação de medidas de resposta a desastres.

“Esse é o primeiro passo que está sendo adotado. A Prefeitura de Rio Branco tem sido pioneira justamente nas ações voltadas à resposta em situações de defesa civil. Nós somos um apoiador da Defesa Civil municipal e estadual. Então, hoje foi dado o pontapé inicial para apresentar o plano de resposta a desastres, antecipando-nos, caso algo venha a ocorrer, já que eventos desse tipo têm se intensificado em nível nacional.”

foto: Val Fernandes_Secom

Ao término da reunião, o comandante do Corpo de Bombeiros levou o vice-prefeito para avaliar as condições de acesso ao batalhão, que apresenta problemas no asfalto. O coronel solicitou reparos no local para facilitar o trânsito de caminhões e veículos em possíveis operações de emergência.

“Aproveitamos aqui justamente para reforçar a necessidade de melhorar a estrutura da cidade de Rio Branco, especialmente no primeiro batalhão de incêndio, para que, caso um evento ocorra, possamos dar a melhor resposta possível”, explicou.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas