Santarém avança na implantação de seu primeiro Distrito Industrial com foco em desenvolvimento regional

Redação Planeta Amazônia

Com localização estratégica entre os rios Amazonas e Tapajós, Santarém se prepara para um salto econômico com a criação de seu primeiro Distrito Industrial. A iniciativa é conduzida pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec), e já conta com recursos públicos para a indenização das áreas destinadas ao polo — cerca de 200 hectares.

Durante encontro realizado em 9 de junho na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), representantes do governo estadual, municipal, parlamentares e empresários debateram estratégias para consolidar o projeto. A Codec apresentou os avanços e reforçou o compromisso com o oeste paraense.

foto: Divulgação

Mais de 100 empresas demonstraram interesse em integrar o novo polo industrial, com destaque para os setores de comércio, serviços, logística, bioeconomia e energias renováveis.

Com base nos dados da Ficha de Interesse de Aquisição de Áreas, a Codec iniciou as próximas etapas do plano, incluindo a elaboração do projeto executivo, licenciamento ambiental e prospecção de investimentos. O objetivo é organizar a demanda empresarial e viabilizar uma infraestrutura eficiente, sustentável e integrada à vocação regional.

“Esse levantamento mostra que o Distrito Industrial de Santarém é uma resposta concreta à demanda do setor produtivo”, destacou Pádua Rodrigues, diretor da Codec. Já o presidente da Companhia, Lutfala Bitar, apontou que a iniciativa representa “uma entrega estruturante, com geração de empregos, atração de empresas e valorização da base produtiva local”.

Além de Santarém, municípios vizinhos como Belterra, Mojuí dos Campos e Rurópolis devem ser beneficiados com o empreendimento. A estrutura planejada tem potencial para atrair fornecedores, fortalecer cadeias produtivas e ampliar a renda na região.

Com porto, aeroporto internacional e conexão com as BRs 163 e 230, Santarém se destaca como plataforma ideal para escoamento de produção e atração de investimentos industriais.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas