Expo Favele Innovation 2025 movimenta o Amapá com vitrine de negócios periféricos

Redação Planeta Amazônia

A capital Macapá será palco, nos dias 16 e 17 de agosto, da etapa estadual da Expo Favela Innovation 2025 — considerada a maior vitrine de negócios de favela do mundo. Com incentivo do Governo do Estado, o evento é promovido pela Central Única das Favelas do Amapá (Cufa-AP), em parceria com o Sebrae e a Favela Holding, e acontece na sede do Sebrae-AP.

Durante o fim de semana, mais de 200 empreendedores locais apresentarão produtos, serviços e soluções em áreas como economia criativa, gastronomia, moda, literatura, música, artes visuais, teatro, tecnologia e inovação. A proposta é mostrar que os territórios periféricos são centros pulsantes de criatividade e potência econômica.

foto: Arquivo Secom

A programação inclui mais de dez espaços temáticos, com exposições, oficinas de capacitação, batalhas de barbeiros e trancistas, apresentações culturais, shows de artistas locais e convidados de outros estados. Destaque para o Espaço dos Expositores, o circuito cultural, o camelódromo com artesanato indígena e a área gastronômica.

O ponto alto do evento será a apresentação dos 40 empreendimentos finalistas, que disputarão dez vagas para representar o Amapá na etapa nacional da Expo Favela Innovation, marcada para dezembro, em São Paulo. Os selecionados terão acesso a investidores, mentores e concorrerão ao título de melhor empreendedor de favela do Brasil.

foto: Arquivo Secom

O Amapá já tem histórico de destaque na competição: em 2023, a empresa Mazodan conquistou o primeiro lugar, e em 2024, a Noum ficou em segundo. A edição 2025 chega com estrutura ampliada e foco na valorização da diversidade cultural e econômica das periferias, comunidades ribeirinhas, palafitas e povos indígenas do estado.

A Expo Favela Innovation Amapá integra uma mobilização nacional que transforma talentos periféricos em protagonistas da inovação e do desenvolvimento.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas