Redação Planeta Amazônia
Em apenas um mês de execução, a Operação Amapá Verde, realizada pelo Governo do Estado e coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar, já contabiliza 70 ocorrências de combate a incêndios florestais e 365 ações de prevenção, incluindo palestras, reuniões e visitas a comunidades. Mais de 5 mil pessoas foram diretamente orientadas em diferentes municípios.
A iniciativa, iniciada em 21 de agosto, segue até dezembro ou até o fim do período de estiagem. O objetivo é reforçar a presença militar em campo, garantindo tanto o enfrentamento direto ao fogo quanto a conscientização das comunidades, para proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

A operação está organizada em 12 ciclos, com trocas de equipes a cada 10 dias. Atualmente, no quarto ciclo, 67 militares estão mobilizados em bases instaladas em Laranjal do Jari, Mazagão, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Tartarugalzinho, Amapá e Itaubal – regiões consideradas estratégicas pela alta incidência de queimadas. O município de Tartarugalzinho lidera o número de ocorrências.
Cuidados no período de estiagem
O Corpo de Bombeiros alerta que a estiagem e o calor do verão amazônico aumentam os riscos de incêndios e problemas respiratórios. Entre as principais recomendações estão:
- não atear fogo em lixo ou terrenos baldios;
- evitar jogar bitucas de cigarro em rodovias e áreas de vegetação;
- manter a hidratação e os ambientes ventilados;
- dar atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias;
- em caso de fogo ou fumaça suspeita, acionar imediatamente o 193.