Ipaam Itinerante leva serviços ambientais para município do interior do Amazonas

Redação Planeta Amazônia

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realiza de 8 a 10 de outubro uma nova edição do programa Ipaam Itinerante em Manacapuru, a 68 km de Manaus. As atividades ocorrerão no prédio do Sebrae, na avenida Boulevard Pedro Rates de Oliveira, nº 236, Centro, das 8h às 17h, voltadas a agricultores familiares, produtores rurais e gestores municipais.

Entre os serviços oferecidos estão a inscrição no Projeto Floresta+ Amazônia – Pagamentos por Serviços Ambientais, análise e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), orientações sobre licenciamento e ações de educação ambiental em escolas de ensino fundamental e médio.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da proximidade com a população. “O Ipaam Itinerante garante que os serviços cheguem diretamente a quem mais precisa, oferecendo capacitação técnica e orientação sobre programas que incentivam a preservação ambiental com geração de renda”, afirmou.

foto: Ipaam-Arquivo

O gerente do Núcleo de Planejamento Estratégico, Bismark Filgueiras, reforçou o caráter educativo da ação. “Levamos conhecimento, orientação e oportunidades para que produtores, empreendedores e estudantes fortaleçam suas atividades de forma sustentável”, disse.

A capacitação também será voltada a servidores municipais da área ambiental, abordando licenciamento, divisão de responsabilidades e uso dos sistemas on-line do Ipaam, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmads).

Para participar, os interessados devem apresentar documentação pessoal e fundiária conforme o tipo de atendimento, incluindo conta no Portal Gov.br e dados bancários para inscrição no Floresta+ Amazônia, ou documentos do imóvel rural e coordenadas geográficas para atendimento do CAR. Procurações, certidões de casamento ou óbito podem ser exigidas em casos de atendimento a terceiros ou troca de titularidade.

A ação conta com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Manacapuru, Incra, Pnud e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas