Estudantes do Amazonas participam da 6ª Conferência Nacional pelo Meio Ambiente em Brasília

Redação Planeta Amazônia

A delegação do Amazonas embarcou nesse domingo (5) para Brasília, onde participa da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada de 6 a 10 de outubro. O encontro tem como tema “Educação e Justiça Climática” e reúne jovens de todo o país.

O grupo amazonense é formado por 17 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, três professores e quatro representantes da Comissão Organizadora Estadual (COE). Eles são oriundos de Manaus, Parintins, Barreirinha, Itacoatiara e Caapiranga, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

Segundo o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para a Diversidade (DPDI), Mailson Rafael Ferreira, os estudantes foram selecionados após etapas escolares e estadual, com base nos projetos apresentados.

A delegação representa a diversidade cultural do estado, incluindo alunos de escolas indígenas, quilombolas, ribeirinhas e também um estudante surdo.

Projetos em destaque

Entre os projetos escolhidos, está o trabalho de Gustavo Rocha, estudante surdo da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, em Manaus. Orientado pelo professor Klilton Barbosa, ele desenvolveu uma pesquisa sobre polinização em quintais urbanos, com manejo de abelhas indígenas sem ferrão, que resultou até na produção de mel utilizado na escola.

“Estou ansioso para a viagem, para conhecer novas pessoas e apresentar meu projeto”, afirmou Gustavo.

Do interior, a estudante Verônica Soraya, 14 anos, da Escola Estadual Prof. Vicente Geraldo de Mendonça Lima, em Itacoatiara, leva à conferência o projeto “Sexta Sociocultural: Regenerar o ambiente, cuidar da mente”, que relaciona justiça climática e saúde emocional dos alunos.

“É uma grande responsabilidade, mas também uma honra poder representar o Amazonas”, destacou.

Conferência Nacional

A CNIJMA é organizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A edição de 2025 traz o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, em sintonia com a preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA).

Durante os cinco dias de programação, os estudantes participarão de oficinas, vivências e atividades de educomunicação, além de elaborar propostas de ação voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas