Redação Planeta Amazônia
A manhã do domingo (12) foi marcada por fé e emoção em Macapá, com a celebração da missa campal que abriu oficialmente a 91ª edição do Círio de Nazaré. A celebração, realizada às 6h na Praça do Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, foi seguida pela tradicional procissão, que reuniu milhares de fiéis em um percurso de devoção e agradecimento até a Igreja Matriz de São José.

Entre os participantes estavam crianças, jovens, adultos e idosos, muitos caminhando descalços em penitência ou acompanhados por familiares e amigos. A estudante de técnico em enfermagem Vitória Belo, de 26 anos, participa da romaria desde a infância. “Todo ano eu tento vir, já é tradição na minha família. Desde os 10 anos acompanho o Círio e venho agradecer pelas bênçãos recebidas, pela minha saúde e pela minha família. Hoje estou com meu irmão, que veio do Sul para manter essa tradição”, contou emocionada.
Para garantir segurança e assistência durante todo o trajeto, o Governo do Amapá mobilizou cerca de 332 agentes, entre membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipes do Samu. A estrutura contou ainda com duas ambulâncias — uma de suporte avançado e outra intensivo — e apoio aéreo do Grupo Tático Aéreo (GTA).

“O Corpo de Bombeiros e o Samu estarão posicionados ao longo do percurso, prontos para qualquer intercorrência. Também teremos postos fixos com equipes preparadas para prestar atendimento imediato”, informou o coordenador de enfermagem do Samu no Amapá, Aurilan Barreto.

Com o tema “Maria, Mãe dos Peregrinos da Esperança” e o lema “Que o Deus da esperança vos encha de alegria e paz”, a edição deste ano reforça o sentimento de união e fé entre os devotos. A programação do Círio segue até o dia 19 de outubro, com celebrações na Catedral São José e as tradicionais romarias dos Jovens e das Crianças, que levam às ruas o entusiasmo da juventude e a ternura da infância.