Redação Planeta Amazônia
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã de quinta-feira (16), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Técnico Industrial. A cerimônia, proposta pelo deputado Arlenilson Cunha (PL), autor do Requerimento nº 113/2025, reuniu autoridades, representantes de instituições de ensino e profissionais da área, que lotaram o plenário da Casa do Povo acreano.
Ao abrir a solenidade, o deputado Arlenilson Cunha destacou a importância do reconhecimento da categoria. “Nós, do Poder Legislativo acreano, nos sentimos gratos e honrados pela presença de todos vocês aqui na Casa do Povo. Sejam bem-vindos”, afirmou.
O diretor do Senai, João César Dotto, ressaltou a contribuição da educação técnica para o desenvolvimento econômico do Acre. “Realizamos formação profissional há mais de 80 anos no Brasil e há 50 anos no Acre, oferecendo qualificação e cursos técnicos que transformam vidas e impulsionam o crescimento do Estado”, disse.

O presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais e conselheiro do Conselho Regional da 1ª Região, Lucas Bezerra Félix, frisou a relevância do reconhecimento profissional. “Buscamos valorização para os técnicos que estão no chão da fábrica, na logística, no serviço. A criação do nosso próprio conselho, em 2018, foi um marco histórico para a categoria”, declarou.
Representando o Instituto Federal do Acre (IFAC), a diretora de Políticas de Educação Profissional, Arteme da Costa Vasconcelos, enfatizou o papel do técnico industrial como elo entre conhecimento e prática. “Em cada laboratório ou linha de produção está presente o trabalho desses profissionais que contribuem decisivamente para o desenvolvimento do Acre e do país”, afirmou.
O diretor técnico e comercial da Energisa, Antônio Maurício de Matos, também destacou a relevância dos técnicos para o crescimento da indústria. “Esses profissionais são fundamentais para que a indústria funcione e se desenvolva. A Energisa reforça seu compromisso em investir no Estado e apoiar o progresso local”, pontuou.

A conselheira federal do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Francisca Cristiane, compartilhou sua trajetória iniciada no Senai e defendeu a valorização da carreira técnica. “O técnico industrial é essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil. Nosso trabalho é o nosso cartão de visita”, afirmou.
Durante o evento, o deputado Arlenilson Cunha anunciou a apresentação de um projeto de lei que institui o Dia Estadual do Técnico Industrial, a ser comemorado anualmente em 23 de setembro. A proposta reconhece a relevância desses profissionais para o desenvolvimento do Acre e do país.

O Dia do Técnico Industrial, celebrado nacionalmente em 23 de setembro, destaca a importância desses trabalhadores que atuam em setores como indústria, construção civil, eletrônica e mecânica, impulsionando a inovação e a sustentabilidade nos processos produtivos.

