Artesanato de Várzea Grande brilha na passarela da São Paulo Fashion Week 2025

Redação Planeta Amazônia

As produções da Associação das Redeiras de Limpo Grande (Tece Arte), de Várzea Grande (MT), ganharam destaque nacional ao integrarem o desfile do estilista Amir Slama na São Paulo Fashion Week 2025. Cinco peças exclusivas, confeccionadas pelas artesãs da associação, foram apresentadas na passarela, consolidando a entrada do coletivo no universo da moda após a participação no programa de aceleração de negócios criativos Move_MT, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, o feito da Tece Arte reflete o fortalecimento da economia criativa no estado. “A Associação tem buscado desenvolver habilidades de gestão e empreendedorismo, indo além do artesanato tradicional e alcançando o mercado da moda. É uma honra saber que a Secel contribuiu para ampliar a visibilidade desse trabalho tão inspirador. Parabéns, Tece Arte!”, celebrou Keiko.

O coletivo, formado por 55 mulheres redeiras, produz peças únicas inspiradas nos saberes ancestrais da etnia Guaná. A Tece Arte foi um dos 20 empreendimentos participantes e cinco premiados da 2ª edição do Move_MT, realizado em parceria com o instituto Oi Futuro.

foto: Divulgação

Durante o programa, as participantes tiveram acesso a mais de 1.700 horas de mentorias e capacitação em gestão, inovação, impacto social e captação de recursos. As iniciativas premiadas participaram ainda de um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, onde as redeiras fizeram o primeiro contato com a estilista Isabela Capeto, dando origem à primeira collab de moda da associação.

Após essa parceria, o artesanato mato-grossense passou a ganhar espaço em rendas, vestidos, saias e bolsas assinadas por marcas nacionais. Para a SPFW 2025, as artesãs criaram saídas de banho inspiradas em elementos típicos de Mato Grosso, destacando a estética regional e o trabalho manual da comunidade.

O desfile, assinado por Amir Slama, celebrou a união entre tradição e inovação, evidenciando a força da moda artesanal da Amazônia Legal.

Mais informações sobre o trabalho das redeiras podem ser conferidas no perfil oficial da associação: @teceartemt.


By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas