Redação Planeta Amazônia
O Governo de Roraima promoveu, nessa quinta-feira (23), no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), o workshop “Políticas Públicas para Migrantes, Refugiados, Apátridas e Retornados”. O encontro teve como objetivo discutir ações e estratégias para a elaboração do Plano Estadual de Gestão para Migrantes.
O evento reuniu representantes de órgãos públicos, organizações não governamentais, entidades internacionais e lideranças da sociedade civil, incluindo migrantes e refugiados que vivem no estado. A iniciativa busca consolidar políticas de integração social, econômica e cultural das populações migrantes em Roraima.
A secretária extraordinária da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social (SEEDHS), Soraima Rodrigues, destacou que o workshop foi pensado como um espaço de diálogo e construção conjunta. “O comitê organizou o evento com base em oito eixos temáticos, que abrangem saúde, educação, segurança pública, moradia, cultura, lazer e desenvolvimento social. Cada grupo está elaborando propostas para compor o plano, alinhado às diretrizes da nova Política Nacional da Pessoa Migrante, instituída neste mês pelo governo federal”, explicou.

O comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida, general José Luís Santos, ressaltou a importância da participação do Exército Brasileiro no debate. “Nosso papel é garantir logística, infraestrutura e segurança às ações emergenciais. Participar deste workshop nos permite contribuir com a experiência adquirida no acolhimento de migrantes e refugiados, ajudando o Estado a desenvolver políticas mais sólidas e adequadas à realidade de Roraima”, afirmou.
Representando a sociedade civil, a venezuelana Alba Gonzalez, da organização Voz Migrante e membro do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Migrantes, Apátridas e Refugiados (Ceimar), destacou o valor da participação dos próprios migrantes na formulação das políticas públicas. “Precisamos ser parte das soluções para as questões da migração no estado. Esta conferência mostra que os migrantes também constroem uma Roraima do futuro, onde todos são reconhecidos como cidadãos que estudam, trabalham e contribuem com a economia”, disse.

Durante o encontro, os participantes se dividiram em grupos temáticos para desenvolver propostas que integrarão o documento final do plano estadual. O material será encaminhado ao Comitê Gestor de Políticas Públicas para Migrantes e servirá de base para futuras ações de integração e fortalecimento das políticas públicas no estado.

