Por redação do Planeta Amazônia
A segunda edição do Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia – FIINSA ocorre em Manaus, nos dias 29 e 30 de novembro. O objetivo é reunir empreendedores, investidores, dinamizadores do ecossistema de negócios como aceleradoras e incubadoras, fundos de investimento, agências de fomento, ONGs, associações, cooperativas, lideranças indígenas, ou seja, todo mundo que está envolvido com o desenvolvimento sustentável na Amazônia, para debater caminhos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico, a bioeconomia e o futuro da floresta.
Será um grande encontro para discutir a Amazônia a partir da própria região. Explorar caminhos já trilhados e outros ainda possíveis no desenvolvimento e escala de negócios que geram impactos positivos para a floresta e suas populações.
“É com muita alegria que retornamos com a segunda edição do FIINSA que, mais uma vez, se propõe a ser um ponto de encontro para empreendedores, investidores, organizações, comunidades e todos aqueles que acreditam e buscam por novos modelos de economia e negócios com impacto positivo para a Amazônia. É uma oportunidade para conhecer e incentivar novos empreendimentos sustentáveis e fomentar o nosso ecossistema de impacto”, afirma o diretor de novos negócios do Idesam e CEO da AMAZ, Mariano Cenamo.
O 2º FIINSA debaterá uma diversidade de temas nos dois dias de evento, reunindo palestrantes de quase 100 organizações em mais de 20 painéis e mesas temáticas.
Os temas debatidos vão desde realidade e visão de futuro para a Amazônia, passando por modalidades de financiamento para negócios de impacto, investimento em pesquisa e desenvolvimento, estruturação de cadeias produtivas, acesso a mercados, grandes marcas como aliadas na valorização da floresta e de povos tradicionais, comunidades, turismo de base comunitária e indo até restauração florestal, mercado de carbono, Web 3.0, grandes empresas e ESG, negócios comunitários, o papel de incubadoras e aceleradoras, dentre outros.
Sobre o FIINSA
A primeira edição do FIINSA foi em 2018, reuniu mais de 250 pessoas e mobilizou 64 palestrantes e moderadores, cinco painéis principais e 12 paralelos. Foram investidos R$ 1,1 milhão em quatro negócios de impacto durante a rodada de investimentos. Para a segunda edição, que só foi possível pós-pandemia de covid-19, são esperados mais de 500 participantes. Um dos objetivos do festival é também proporcionar diferentes espaços de conexão e colaboração, tanto por meio das sessões oficiais quanto de outras atividades e até do próprio espaço do festival.
“Há quatro anos, até a realização do Festival, pouco se falava de negócios como alternativa para controlar o desmatamento. O grande mérito da primeira edição do evento foi colocar isso realmente no radar, e tudo indica que essa segunda edição vai se consolidar de vez – estamos com expectativa de talvez até dobrar o público participante este ano. O que diferencia o FIINSA é realmente mostrar, além de promover painéis de altíssimo nível no coração da Amazônia, é mostrar na prática, com oficinas, sessões de pitchs, estandes de negócios, o que de fato está acontecendo e quais são os caminhos para construir essa nova economia”, analisa Juliana Teles, cofundadora do Impact HUB Manaus.