Usina de Biocombustível será revitalizada com parceria entre Ufac, Eletrobras e Funtac

Por redação do Planeta Amazônia

A reitora da Universidade Federal do Acre – Ufac, Guida Aquino, participou de reunião para assinatura de termo de cooperação técnica e financeira com a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e as Centrais Elétricas do Norte de Brasil (Eletrobras/Eletronorte), na quinta-feira, 8. O objetivo do termo é a conclusão da implantação da usina de craqueamento para produção de biocombustível (diesel vegetal). 

“Parcerias como essa com a Eletrobras são fundamentais para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão na Ufac.” Disse a reitora.

Os recursos do repasse financeiro da Eletrobras, previstos no termo, serão utilizados para a revitalização da usina, que se encontra instalada nas dependências da Funtac. A usina produz ecodiesel a partir do craqueamento catalítico de óleos e gorduras; visa atender ao projeto da linha de transmissão Porto Velho-Abunã-Rio Branco.

A Ufac é a responsável pela coordenação acadêmica do projeto, com envolvimento de professores e pesquisadores do curso de Química. Com a revitalização da unidade, a Ufac terá uma infraestrutura que será utilizada em diversos projetos do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), em cursos de graduação e pós-graduação.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas