População da capital acreana ganha motor que aumentará distribuição de água 

Redação Planeta Amazônia

A prefeitura de Rio Branco visando melhorias no abastecimento de água na capital acreana, apresentou na manhã desta sexta-feira (6), um novo motor com capacidade de 800cv, que ajudará na potencialização e distribuição de água fornecida pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira explica que este segundo motor havia queimado em 2019 e a estação estava trabalhando apenas com um, gerando preocupação quanto a capacidade de produção, já que havia o risco de falha e não havendo um motor reserva.

“Se esse motor queimasse não teríamos condições de abastecer e 60% de Rio Branco iria parar. Para se ter ideia iriamos passar mais de mês sem água em Rio Branco, porque esse motor não tem em prateleira, a gente manda fazer sob medida.”

Motor teve investimento de 390 mil reais. Foto: Val Fernandes

A nova aquisição que beneficiará a população estava em período de teste para saber se suportaria carga, rotação e amperagem dentro dos padrões necessários para o abastecimento de água da capital.

“Com essa aquisição voltaremos a produzir mil litros por segundo, são pelo menos 140 litros por segundo a mais na produção, isso melhora a distribuição nos reservatórios espalhados pela cidade”, explicou o Antônio Lima (diretor técnico do SAERB).

De acordo com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, 60 milhões de reais foram investidos no Saerb ano passado, o investimento neste novo motor foi de 390 mil reais.

“A água ia ser privatizada, o povo ia pagar 5 ou 6 vezes mais caro do que está pagando hoje, e eu não deixei. Eu disse ‘nós temos dinheiro’, e duvidaram, mas nós acertamos. Agora, graças a Deus, temos as duas bombas se uma queimar temos a outra.”

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas