Redação Planeta Amazônia
Brasília – O desafio de mudar o Brasil foi compartilhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião nesta quinta, 19, com reitores das Universidades e Institutos Federais, no Palácio do Planalto.
A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, participa do evento, bem como representantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) e falou do momento histórico para a educação. “Esse é um momento histórico e democrático com todas as universidades federais e institutos. Será um ano de mudanças para nossa educação”, disse Aquino.
A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino. Foto: Reprodução
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o simbolismo desta reunião e enfatizou a ênfase dada ao diálogo no governo Lula. Santana também disse aos representantes das instituições de ensino superior estar “impressionado com o desmonte que fizeram com a educação pública no país”.
O ministro também falou sobre alguns desafios a serem enfrentados pelo novo governo como a ampliação da oferta de vagas nas universidades e o combate à evasão escolar. Segundo Camilo Santana, 61% dos alunos abandonam as universidades privadas e 54% dos estudantes também largam os cursos nas universidades públicas.
O presidente Lula também falou da importância da parceria com as universidades e institutos federais. Foto: Ricardo Stuckert
No encerramento do encontro, o presidente Lula também falou da educação como elemento transformador do Brasil e afirmou a intenção de retomar investimentos como o Prouni e o Fies para garantir a evolução da educação pública no país.
Lula também desafiou os reitores das universidades e institutos federais a se preocuparem não apenas com os problemas dentro das salas de aula das instituições, mas também voltarem os olhos para os que existem fora dos portões das universidades, nas ruas.