Redação Planeta Amazônia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (30), em Brasília, o chanceler alemão, Olaf Scholz. A reunião tem como pauta, meio ambiente, a defesa da democracia e relações econômicas entre os países, sendo a Alemanha o quarto país que mais exporta para o Brasil. O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, tratado pelo governo Lula como prioridade após ter sido travado na gestão de Jair Bolsonaro (PL), também é pauta do debate entre os países.
A previsão é de que o primeiro-ministro alemão chegue ao Brasil às 15h30. Antes, Lula se reúne com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para alinhar o cronograma da visita.
Lula e Scholz se reúnem no Palácio do Planalto, onde receberão representantes de delegações empresariais do Brasil e da Alemanha. Há previsão de uma fala dos chefes de Estado à imprensa, seguida de um jantar no Palácio Itamaraty.
O ministro também visitou no último fim de semana, os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e do Chile, Gabriel Boric.
No Twitter, o presidente Lula disse que a relação de amizade e cooperação entre os dois países será retomada.
Pauta Ambiental
A ministra da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, acompanha a comitiva do primeiro-ministro. Ela também deve se reunir com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A reunião acontece ainda pela manhã e há previsão de que as ministras apresentem projetos de cooperação entre os dois países. A Alemanha é a principal doadora do Fundo Amazônia, criado em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma.