Redação Planeta Amazônia
Um acordo firmado entre a Prefeitura de Rio Branco e a Universidade Federal do Acre ( Ufac) vai possibilitar uma parceria para tratar sobre pesquisas nas bacias do igarapé São Francisco, além da oferta de pós-graduação em Gestão Escolar para 300 professores da rede municipal de ensino.
O prefeito Tião Bocalom afirmou que a Universidade é o lugar onde tem a pesquisa, que é fundamental para desenvolver de uma forma verdadeiramente sustentável em todos os sentidos. “A nossa secretaria de Educação já preparou esse convênio de muito tempo, achou por bem a necessidade de capacitar os nossos gestores escolares para melhorarmos a nossa educação.” O convênio está orçado em quase 700 mil reais (R$ 691.240,00). O curso terá carga horária de 435 horas, e será desenvolvido em até 18 meses.
A reitora da UFAC, Margarida Aquino, explicou que com a enchente viram a importância de traçar políticas importantes para evitar passar novamente por essa situação inesperada. “Vamos assinar um termo de cooperação de uma pós-graduação em Gestão Escolar, onde a Universidade vai oferecer de modo EAD, através do nosso NIEAD, que é o nosso núcleo de interiorização a distância, então são dois grandes convênios que vão contribuir diretamente para a políticas públicas do estado, e também para a nossa educação do município.”
A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, explica o que motivou a busca pelo curso para os servidores municipais de ensino, incluindo gestores, coordenadores e professores. “Foi uma necessidade que nós observamos nas nossas escolas, onde o projeto político pedagógico de várias escolas está sendo construído. Fizemos essa pesquisa e por isso pedimos a Ufac, como formadora, que ela fizesse a parceria nesse convênio, para que ela pudesse passar aos nossos professores as devidas orientações que eles terão no curso de Gestão Escolar.”