Redação Planeta Amazônia
Reunir em um documento as informações relacionadas ao turismo no Amapá é a proposta que vem sendo discutida entre o Governo do Estado, Federação do Comércio (Fecomércio) e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur). A ideia vai, na prática, identificar e unificar as informações sobre o setor no estado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), permite identificar e promover as principais rotas, empreendimentos, serviços e outros atrativos tanto para o público local, quanto para visitantes de outros estados e países.
De acordo com a secretária de Turismo, Anne Monte, com essas informações também é possível realizar ações voltadas às modalidades de turismo sustentável, urbano, turismo de experiência e etnoturismo, que é quando os visitantes conhecem de perto outros costumes, cotidianos e culturas, como os de povos indígenas.
“São dados necessários que deverão ser coletados nos 16 municípios do Amapá e com base nessas informações, o Governo poderá abordar as demandas de cada região e observar o que pode ser melhorado no âmbito do turismo como, por exemplo, a rede hoteleira existente, ou que precisa ser desenvolvida, além de restaurantes, bares, entre outros”, destacou a gestora.
Turismo pós-pandemia
A Secretaria de Turismo, Fecomércio e Sindetur também retomam as pesquisas periódicas sobre o segmento, interrompidas durante a pandemia de Covid-19, para traçar um diagnóstico completo e detalhado sobre as atividades econômicas vinculadas ao turismo no Amapá.
Esse mapeamento vai contemplar, inicialmente, o setor hoteleiro, em relação ao número de vagas e apartamentos, além da capacidade de atendimento que os bares, restaurantes e outros empreendimentos turísticos do estado possuem, fornecendo as informações necessárias para o planejamento de políticas públicas e a realização de grandes eventos.