Redação Planeta Amazônia
Duas unidades de conservação do Acre (UCs) tiveram atividades alusivas à campanha Um Dia no Parque, realizada nesse domingo, 23, e segunda-feira, 24, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, respectivamente.
As duas UCs estão sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi). Com o tema deste ano, “É Hora de Cuidar do Nosso Lar”, a iniciativa visa valorizar as áreas por meio de visitação e é idealizada pela Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação.
A primeira atividade se deu no domingo, 23, na Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé São Francisco, em Rio Branco. Com a participação de crianças e adultos, foi realizada uma passarinhada – atividade de observação de pássaros – sob a orientação do biólogo Ricardo Plácido, da Semapi. “A passarinhada é uma atividade contemplativa de observação, em que os participantes registram e catalogam aves avistadas em trilhas, florestas e parques”, explicou Ricardo.
Thaly Figueiredo, da agência Destino Acre, que participou da atividade, afirmou que a ação foi conduzida pela comunidade através da família anfitriã do líder da Brigada Indígena, Juliano Augusto, e contou com caminhada na trilha Txaná, oferta de café da manhã regional, mostra de artesanato de látex do artesão Magno Oliveira, músicas, danças, rezas e pinturas indígenas.
“Foi uma manhã agradabilíssima junto à natureza, um verdadeiro banho de floresta e conexão com nossas origens Amazônicas. Fico feliz que as unidades de conservação estão abertas a essas possibilidades”, falou.
Em Cruzeiro do Sul, nessa segunda, 24, a atividade foi desenvolvida na Arie Japiim Pentecostes e promovida pela Semapi, em parceria com a Destino Acre e a Prefeitura de Mâncio Lima, que promoveram uma observação de pássaros conduzida pela bióloga Maíra Santos, com objetivo de propiciar uma vivência de contato com a natureza para alunos do 4° ano da Escola Professora Neuza Amâncio Sabino.
As atividades contaram com apoio do Destino Acre e foram realizadas pela Associação dos Moradores da APA Igarapé São Francisco (Comunidade Água Viva), Associação de Produtores Rurais da Estrada do Amapá (Amprea) e Gestão da Arie Japiim Pentecostes.