Redação Planeta Amazônia
Durante a assembleia extraordinária do conselho empresarial da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre ( Fecomércio Acre) no stand da Federação montado na Expoacre 2023, na segunda-feira, 31, secretários de turismo dos municípios com potencial turístico no estado discutiram a riqueza cultural das regiões do Alto Acre e Juruá e os potenciais turísticos exploráveis. Além dos secretários, também participou do evento, a secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho, Glayce Anne Barros.
“Nós estamos alinhando o nosso plano, nós começamos um plano de trabalho, estamos nos apresentando, o que fizemos até agora, isso é só o começo, depois da Expoacre cada grupo temático vai ter o seu plano de trabalho próprio e vamos começar a regulamentar o turismo no Acre, nas mais diversas áreas”, disse o secretário executivo do Conselho Empresarial, João Bosco.
O secretário de Turismo de Rio Branco, coronel Ezequiel Bino, participou do evento e falou dos potenciais turísticos da capital acreana e os investimentos da Prefeitura de Rio Branco para difundir o turismo na região.
“A ideia é que nessa assembleia do conselho empresarial de Turismo da Fecomércio, a gente discuta o turismo regional, e Rio Branco tem um potencial turístico muito grande, e é isso que nós viemos mostrar: O quanto a gestão do prefeito da cidade já está investindo e vai investir para que esse motor da economia que é o turismo, saia do papel e venha para prática.”
A secretária de Turismo do Município de Assis Brasil, Edinez Araújo, disse que o setor turístico na região vem crescendo. Hoje, o turismo religioso é o mais praticado no município.
“Nós temos a santa Raimunda alma do Bom Sucesso, que ainda não foi canonizada, porém tem muitos devotos que recebe no dia 15 de agosto, um grande grupo de pessoas que vêm de vários países e do próprio Acre e de outros estados que também já conhece. A gente chega a receber mais de 7 mil pessoas.”
A secretária de turismo de Porto Velho falou do potencial turístico regional e do intercâmbio entre os estados vizinhos para fortalecer a rota turística Amazônica.
“Somos vizinhos, temos um potencial turístico gigante, quem vai a Rondônia porque não vir até o Acre? Quem vai ao Acre porque não ir até Rondônia? É preciso unir forças nesse momento para fortalecer a região Norte e a gente veio aqui mostrar um pouquinho do melhor de Porto Velho que é a terra de bravos pioneiros”, afirmou a Secretária de Turismo de Porto Velho, Glayce Anne Barros.
O grupo irá se reunir durante toda a Expoacre para discutir o fortalecimento turístico regional.