A maior feira agropecuária do Acre começou, e com ela também surgem as preocupações por parte dos órgãos fiscalizadores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) de Rio Branco, por exemplo, está de olho em possíveis crimes ambientais e maus tratos aos animais.
As equipes do órgão estão todos os dias no Parque de Exposições para intensificar as ações de fiscalização com o objetivo de inibir possíveis maus tratos aos animais nos rodeios, vaquejadas e provas de laço, bem como garantir a exposição segura dos bichos.
A Semeia conta com a parceria do Ministério Público do Acre (PMAC) durante as fiscalizações,conforme explica o auditor fiscal de Meio Ambiente, Marconde Ferreira.
“Em qualquer situação que possa se complicar, eles têm representado e se mostrado bem presente junto com nossa equipe. Durante a cavalgada não observamos situações de maus tratos, já na prova de laço alguns animais apresentaram ferimentos e já agimos com a retirada dos bichos, não participando mais da atividade”, declarou.