Plataforma Onda Verde abre cadastro e pretende se tornar maior banco de soluções de descarbonização da América Latina

Redação Planeta Amazônia

Startups, ONGs e negócios de diferentes portes, assim como investidores e empresas contratantes de soluções verdes já podem realizar seu cadastro na Plataforma Onda Verde (POV), que está em pré-lançamento. Com a estimativa de reunir 5 mil participantes até 2025, a solução digital irá consolidar, em um só espaço, a presença de quem oferece e quem procura soluções de descarbonização, com o objetivo de se tornar o maior banco de dados para iniciativas do tipo na América Latina.

O mercado de baixo carbono é atualmente foco de fomento tanto dos setores públicos quanto privados, sendo que os números são impressionantes. Somente através do Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ), existem mais de US$ 130 trilhões de capital privado comprometidos com a economia de baixo carbono, enquanto um estudo da Associação Brasileira de Bioinovação revela que o desenvolvimento da área pode acrescentar US$ 284 bilhões por ano ao faturamento industrial do país, até 2050.

Plataforma vai ajudar a centralizar dados sobre ecossistemas de negócios verdes/ foto:Divulgação_FAS

“Existe hoje no Brasil e na América Latina uma carência muito grande de uma base de dados sobre o ecossistema de negócios verdes que seja unificada, atualizada e qualificada. As informações sobre as soluções existentes são fragmentadas e pulverizadas, e os atores do mercado estão pouco conectados uns com os outros. A ausência de uma taxonomia reconhecida para entender e classificar os stakeholders também contribui para a dificuldade de escalonamento e criação de conexões efetivas. O nosso objetivo é criar um ambiente que permita não só a troca segura de informações, mas a própria geração de negócios entre quem quer mostrar seu impacto ambiental positivo e quem deseja encontrar soluções verdes”, afirma Daniel Contrucci, CEO e cofundador da Climate Ventures.

Pacto Global da ONU e parceiros

A Plataforma Onda Verde é uma iniciativa da Climate Ventures, organização que catalisa o desenvolvimento de soluções para a crise climática e que desde 2018 já mapeou mais de mil iniciativas do setor no Brasil e América Latina, com a correalização do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Em julho de 2023, a Climate Ventures, a Future Carbon e o Pacto Global da ONU firmaram uma parceria para somar esforços na construção do maior banco de soluções de descarbonização da América Latina. Tais soluções serão cadastradas na Plataforma Onda Verde, eleita ferramenta oficial do Movimento Ambição Net Zero. A POV também possui o apoio do Fundo Vale, do Instituto Cidadania Empresarial (ICE) e da Tozzini Freire.

“A Plataforma Onda Verde identifica as oportunidades-chave da transição para uma economia de baixo carbono que deverá ocorrer até a metade deste século. É uma fonte de informações central para empreendedores e investidores navegarem os desafios desse processo”, afirma Gustavo Pinheiro, coordenador do portfólio de Economia de Baixo Carbono do Instituto Clima e Sociedade.

Matchmaking

Para a realização dos encontros entre contratantes, contratados, governos e investidores, a plataforma irá utilizar algoritmos de matchmaking construídos com técnicas de ciência de dados que darão escala à inteligência conectiva desenvolvida pela Climate Ventures. O objetivo da plataforma é preencher lacunas no mercado de baixo carbono, conectando os atores da economia verde comprometidos com a agenda climática, e impulsionando a transição para uma economia sustentável.

POV quer ser um espaço de conexão entre os atores da economia verde comprometidos com a agenda climática/foto: Divulgação

“Estar na década da ação é atuar para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa e remodelar negócios. A Plataforma Onda Verde vem ocupar uma lacuna grande de falta de conexão entre demanda de solução para descarbonização com oferta de solução, pois hospedará o maior banco de dados da América Latina. Como consequência dessa conexão, esperamos que novos negócios sejam realizados resultando em redução das emissões e impacto positivo no ecossistema. Especialmente para as empresas do Movimento Ambição Net-Zero é ter as soluções para alcançar coletivamente o quanto antes a trajetória em direção a redução das 2 giga toneladas que temos como meta até 2030”, afirma Laura Albuquerque, Head de Solutions da Future Carbon

Estudo Onda Verde

A POV tem como base a análise da economia verde desenvolvida pelo Estudo Onda Verde, lançado em 2020, e que mapeou os principais desafios que o país enfrenta na agenda ambiental. A pesquisa resultou no primeiro framework qualificado contendo os setores-chave, fatores de impacto e oportunidades para o ecossistema de baixo carbono no país, levando em consideração a história do setor ambiental no Brasil e no mundo, e entrevistas com os principais especialistas da agenda no país.
 

Calendário de ativação

Após o período de pré-cadastro para iniciativas, a POV irá entrar em período de liberação da versão beta, que será disponibilizada no dia 10/10/2023, no evento ClimAction, e seu lançamento oficial ocorrerá durante a COP28, que irá acontecer em dezembro, em Dubai. Os interessados na realização do pré-cadastro podem  acessar o site da Plataforma Onda Verde.
 



By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas