Redação Planeta Amazônia
A capital do Pará vai sediar de 8 a 10 de março, a “I Conferência para Uma Amazônia que Queremos”. A abertura do evento ocorrerá nesta quarta-feira (08), às 8h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, tendo como painel de abertura “A Amazônia no centro do desenvolvimento sustentável do Brasil”. A conferência será realizada pelo Painel Científico para a Amazônia (SPA) com colaboração do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
A abertura contará com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, que participará do painel de lançamento ao lado de participantes como o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil (MMA), João Paulo Capobianco; a secretária nacional de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcia Barbosa; Roberto Waack, os Co-presidentes do SPA, Carlos Nobre e Marielos Peña-Claros e demais autoridades do Governo Federal.
O evento vai servir de espaço para a troca de ideias e divulgação de propostas dos governos amazônicos, iniciativas da sociedade civil organizada e da comunidade científica internacional para a conservação do bioma amazônico, com sua imensa biodiversidade e desenvolvimento regional sustentável, e busca receber sugestões de temas prioritários e ações que o Painel Científico para a Amazônia deveria considerar na construção de seu Plano Estratégico 2023-2025.
O conteúdo produzido no período (2023-2025) deverá ser lançado na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) em 2025. Belém é a candidata brasileira para receber a Conferência.
No mês passado, o governador do Pará e presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, esteve em Londres em visita ao rei Charles III e ao parlamentar britânio Alok Sharma, que presidiu a COP26 realizada em 2021, na Escócia. Barbalho foi pedir apoio à indicação de Belém para ser sede da COP30.