Redação Planeta Amazônia
Em meio a discursos em defesa da Zona Franca de Manaus e dos benefícios que ela fornece para a Amazônia e o mundo – no dia em que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado votou e aprovou o texto principal da Reforma Tributária -, foi aberta no início da noite de terça-feira, 7, em Brasília, a 2ª edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM). O evento reuniu várias personalidades da indústria, política e até do meio artístico, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, e prossegue até quinta-feira (9) com o objetivo de promover a sustentabilidade na região amazônica, alinhada à tecnologia.
Como um dos anfitriões da feira, a Suframa, na pessoa do superintendente Bosco Saraiva, deu as boas-vindas aos visitantes e destacou a realização da FesPIM na capital federal, como instrumento de defesa e, principalmente, de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia.
“Aqui permeiam os sentimentos dos filhos de Ajuricaba, que lutaram bravamente pela libertação, e que, depois de séculos, continuam a lutar pela liberdade econômica e pela evolução de todo um povo que existe, é grandioso e que é valente, representado na Zona Franca de Manaus”, destacou Bosco Saraiva.
O superintendente será o primeiro a abrir as atividades do evento nesta quarta-feira (8), quando conduzirá o debate “A Zona Franca de Manaus como instrumento de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia”.
Também compuseram a mesa na solenidade de abertura da 2ª FesPIM, que é organizada de forma conjunta com o Instituto Piatam e a Ekco Produções, personalidades como o senador Omar Aziz; o diretor-executivo da Ekco, Orsine Oliveira; os deputados federais Sidney Leite, Átila Lins e Saulo Vianna; o deputado estadual Wilker Barreto; o gesto do Centro de Bionegócios da Amazônia, Elias Araújo; e a secretária da Mulher, de Brasília, Giselle Ferreira, que somou o número de mulheres com a atriz Maria Paula. Atualmente, ela é embaixadora da Paz.
Mais evento
A segunda FesPIM apresenta uma variedade de produtos e inovações em exposição pelas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), distribuídos em quase 30 estandes, além de reunir cerca de 17 grandes nomes do universo científico e empresarial. Até quinta-feira, a programação da feira também inclui mesas redondas que irão discutir temas diretamente ligados ao modelo econômico e à região amazônica.