Ação interinstitucional leva serviços públicos ao povo Javaé na aldeia Txuiri, no Tocantins

Sepot participa e apoia a ação integrada para o povo Javaé na aldeia da Ilha do Bananal

Por Redação Planeta Amazônia

O Governo do Tocantins promoveu, neste sábado (10), uma ação integrada interinstitucional que levou serviços públicos estaduais ao povo Javaé da aldeia Txuiri/Porto Piauí, localizada na Ilha do Bananal, no município de Formoso do Araguaia. A iniciativa contou com a participação da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e de diversos órgãos estaduais e municipais.

A ação teve como objetivo fortalecer políticas públicas e garantir atendimento direto no território, ampliando o acesso da comunidade indígena a serviços essenciais nas áreas de saúde, cidadania, educação e proteção social.

Representando o secretário da Sepot, Ercivaldo Xerente, o diretor de Proteção aos Povos Originários, Paulo André Ixati, destacou a importância da presença do Estado nos territórios indígenas. Segundo ele, a atuação integrada permite levar conhecimento, fortalecer parcerias e garantir o acesso a direitos fundamentais. “A presença do Estado nos territórios é essencial para atender às necessidades das comunidades e fortalecer a proteção aos povos originários”, afirmou.

Foto: Cleilde Veloso

O cacique da aldeia Txuiri, Cleiton Javaé, avaliou positivamente a iniciativa e ressaltou a relevância dos serviços ofertados. “Essa ação traz atendimentos importantes, como orientações sobre violência doméstica, uso de drogas, suicídio, além de serviços de saúde. É muito positivo para nossa comunidade”, afirmou.

Serviços ofertados

A programação incluiu atividades de Educação Ambiental, Educação para o Trânsito e oficinas de prevenção ao uso de drogas, conduzidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Também foi realizada a Oficina Patrulha Maria da Penha, com foco no enfrentamento à violência doméstica, promovida pela Polícia Militar do Tocantins.

Outros serviços essenciais também foram disponibilizados, como emissão de Carteira de Identidade, por meio da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins; vacinação e imunização, em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a Prefeitura de Formoso do Araguaia; além de atendimento odontológico.

A ação contou ainda com atividades culturais e educativas, incluindo apresentação de dança tradicional e exposição de animais silvestres empalhados, que despertaram o interesse das crianças da comunidade.

Exposição de animais silvestres empalhados encantam as crianças-Foto Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Segundo o governo estadual, a participação da Sepot na iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos povos originários, o fortalecimento cultural e a ampliação do acesso a políticas públicas nos territórios indígenas do Tocantins.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas