Redação Planeta Amazônia
Em reunião realizada na segunda-feira (1), a presidente do Peru, Dina Boluarte, recebeu o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), e a vice-governadora Mailza Assis para discutir projetos de infraestrutura que prometem estreitar os laços entre Brasil e Peru.
A pauta central do encontro foi a construção de uma rodovia ligando o Acre à cidade peruana de Atalaya, na província de Ucayali, além de uma ferrovia até Pucallpa. Também foi debatido o retorno de voos comerciais e de carga entre as duas regiões.
Após a reunião, a comitiva acriana seguiu até Atalaya para conhecer o local onde a estrada será construída e avaliar o potencial produtivo da região fronteiriça.

Mailza Assis destacou a importância da parceria:
“Essa integração entre Acre e Ucayali é estratégica para o desenvolvimento econômico e social das duas regiões. A construção dessas vias é um passo decisivo para melhorar a vida das pessoas.”
Gonzaga, que cumpre agenda política no Peru voltada à integração comercial, reforçou o impacto regional:
“Estamos colocando o Acre na rota comercial da América do Sul e da Ásia. A infraestrutura é o caminho para conectar regiões isoladas e fortalecer o comércio bilateral.”


O governador de Ucayali, Manuel Gambini, também celebrou o avanço das tratativas, classificando o encontro como “um passo importante para a concretização da integração terrestre entre os países”.
Além de Boluarte, Mailza e Gonzaga, participaram da reunião os secretários Ricardo Brandão (Planejamento), José Gaia (Justiça e Segurança), Ítalo Medeiros (Casa Civil), e outras autoridades peruanas.