Redação Planeta Amazônia
A plataforma de videoterapia Terapia de Bolso disponibilizou desde quinta-feira (9), acesso gratuito ao sistema de atendimento e consultório digital para psicólogos gaúchos.
Com isso, os profissionais que, de alguma forma, estão vivenciando a situação de emergência por causa das cheias, poderão manter – ou expandir – o atendimento dos pacientes da região que enfrenta a maior tragédia climática da história do país.
O psicólogo Elias Balthazar, CEO e fundador da startup Terapia de Bolso, explica que essa ação busca oferecer ferramentas para que os psicólogos que tiveram que se deslocar, ou até mesmo que foram diretamente atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul possam atuar garantindo suporte às pessoas que precisam de atendimento nesse momento tão delicado. “Nós sabemos que neste momento em algumas cidades não há conexão, e faltam insumos básicos para sobrevivência. Oferecer o acesso gratuito para os psicólogos é uma forma de colaborar com a assistência à saúde mental, é a forma que a Terapia de Bolso vai ajudar na recuperação de quem vive neste estado. Com essa ação, vamos garantir que psicólogos possam atender pacientes que têm internet e energia, mas não podem se locomover, além dos que estão distantes, como familiares que vivem em outros estados”.
A plataforma Terapia de Bolso possui sala de atendimento segura e inviolável com possibilidade de conectar até dez pessoas de lugares distintos simultaneamente; mecanismos que facilitam preenchimento de fichas, emissão de atestados, notas fiscais e outros documentos necessários ao exercício da profissão; além de agenda e sistema de alertas para melhor organização.
Na pandemia, a plataforma Terapia de Bolso realizou ação semelhante e garantiu acesso gratuito ao sistema de consultório digital a cerca de 100 psicólogos no país. Desta vez, não há limite de profissionais que podem receber o benefício. “Nós lamentamos muito essa tragédia. A situação que os moradores no Rio Grande do Sul estão enfrentando no momento nos faz rever tudo. Entendemos que o luto coletivo e a destruição terão que ser enfrentados e oferecer ferramentas para promoção da saúde mental é a forma concreta que a Terapia de Bolso tem para para ajudar”, afirmou Elias Balthazar.
Para solicitar o acesso gratuita à plataforma é só entrar em contato pelo whatsapp no número (69) 98146-6996