Redação Planeta Amazônia
O auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi palco de uma ação especial voltada à saúde e bem-estar dos servidores, nesta segunda-feira (25), como parte da programação do Novembro Azul. A iniciativa incluiu consultas clínicas com fisioterapeutas, ventosaterapia, terapias manuais e fisioterapia do trabalho.
A atividade foi coordenada pela Escola do Legislativo Acreano (Ela), sob a direção de Michelle Andressa. Ela destacou a importância de iniciativas como essa para incentivar o cuidado com a saúde masculina. “Para encerrarmos as atividades referentes ao Novembro Azul, foi programada essa oferta de atendimentos aos servidores da Casa, que ao mesmo tempo são orientados a se cuidar, buscando sempre auxílio profissional, estar com seus exames preventivos em dia”, afirmou.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 72 mil casos novos por ano no triênio 2023-2025. No Acre, nos últimos 15 anos, mais de mil homens foram atendidos com a doença. Entre 2020 e outubro de 2022, 135 homens foram atendidos com câncer de próstata no Hospital do Câncer do Estado.
O evento reforçou a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer de próstata, principal foco da campanha Novembro Azul.