Redação Planeta Amazônia
O meio ambiente foi um dos temas destacados pelos representantes do Amapá e da Guiana Francesa durante a 12ª reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT), que aconteceu no começo de julho, em Caiena. Entre os assuntos destacados, está o monitoramento dos rios, fiscalização e o combate aos crimes ambientais.
O tema foi reforçado pelos membros do Conselho do Rio Oiapoque, que reúne representantes das comunidades francesa e brasileira. A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, destacou a importância da gestão dos recursos hídricos, já que o Amapá possui 38 bacias hidrográficas, e o monitoramento da quantidade de mercúrios nessas águas.
Entre as temáticas ambientais, foram apresentadas questões sobre o comércio de mercúrio, seus componentes no rio Oiapoque e seus afluentes, assim como o tratamento e reciclagem dos resíduos sólidos, com destaque para o fato de o Amapá ser o estado mais preservado do país com 73,59% do território protegido com Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Territórios Quilombolas.
“Nós discutimos não só a questão da fronteira, mas também assuntos ambientais importantes, como o controle do mercúrio, monitoramento das águas e de resíduos sólidos e a gente leva daqui informações valiosas que foram compartilhadas e muito aprendizado, para que possamos promover desenvolvimento econômico e sustentável”, destacou a secretária.
Para a pasta ambiental, a participação no evento significa um importante passo para a construção de políticas efetivas de valorização e respeito ao meio ambiente, de acordo com a cooperação entre Brasil e França. O momento de debate, reforça a necessidade da compreensão de todos, dos desafios enfrentados na região e possibilita a criação de uma base sólida para fortalecer e estreitar os laços de cooperação.
Comissão Transfronteiriça
A Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França debate demandas em diversos eixos, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, relações comerciais e diplomáticas. O encontro marcou a reaproximação entre os dois lados, tendo como um dos principais temas as propostas de mudanças nas regras de visto para brasileiros, especialmente amapaenses, circularem no território francês.