Armazém da Sociobiodiversidade reúne mais de 60 marcas sustentáveis na COP30

Redação Planeta Amazônia

Valorizar o conhecimento ancestral de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares é o objetivo do Armazém da Sociobiodiversidade, espaço que reúne mais de 60 produtos e serviços de marcas de todos os biomas brasileiros. A feira integra a programação do “Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP30”, realizada até a sexta-feira, 21 de novembro, no campus do Museu Paraense Emílio Goeldi.

A iniciativa se consolidou como importante aliada na geração de renda, na promoção do bem-estar com sustentabilidade, na conservação da biodiversidade e na valorização das identidades culturais dos territórios. Entre os expositores estão marcas como Abufarí, Amachains, Amazon Artesanal, Amazonbai, Amazônia Bee, AMURALHA, AMZ Tropical, Arte na Floresta, AMPRAVAT, ASPROC, Associação Iakiô, Ateliê da Floresta, Bioilha, Cacau Yeshua, Central do Cerrado, COOPERACRE, COOPERRIOS, Cooperxapuri, Copabase, Da Tribu, Instituto Raoni, Justa Trama, Kabu, Mahta, Moma Cosméticos, Natureza Raiz, Negócios da Amazônia, Rede Trama do Meio, Saboaria Rondônia, Sintropia Cosméticos, Ver-O-Bio, Ver-O-Fruto, Vivalá e muitas outras iniciativas comunitárias.

O público encontra uma variedade de produtos que inclui pirarucu manejado de forma sustentável, castanha-do-Brasil, açaí, mel, cacau, farinha de mandioca, óleos vegetais, geleias, molhos, condimentos, bebidas, cosméticos, biojoias, moda ancestral, artesanato, decoração e peças indígenas. Todas as produções seguem princípios de sustentabilidade ambiental, conservação da floresta e fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade.

foto: Divulgação

A vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Letícia Moraes, destaca o papel do espaço na preservação da memória de Chico Mendes, símbolo da defesa da Amazônia. Segundo ela, cada produto representa resistência e compromisso com a floresta. “O Armazém da Sociobiodiversidade é um ato de coragem coletiva. Cada produto conta a história de quem resiste e mantém viva a floresta que Chico Mendes dedicou a vida para proteger. Quando compramos, escolhemos ficar ao lado de quem defende a vida”, afirma.

O Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP30 é uma realização do Comitê Chico Mendes, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e da Fundação Banco do Brasil, com apoio do Memorial Chico Mendes, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas