O Consórcio de Governadores da Amazônia Legal voltou a se reunir, nesta quarta-feira (20). Durante o encontro foi aprovado o Programa Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, entre outros projetos prioritários para os estados.
A 2ª Reunião da Assembleia dos Governadores da Amazônia Legal ocorreu de forma híbrida. Representando o governador Wilson Lima, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, que também é o coordenador da Câmara Setorial de Meio Ambiente do Consórcio, apresentou os programas, considerados prioritários para investimentos e captação de recursos do Estados.
Além do programa regional contra o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, foi aprovado o Programa de Fortalecimento de Cadeias Produtivas da Bioeconomia Amazônica e a Estruturação de Mercado de Negócios e Serviços Ambientais – a iniciativas dos estados para Sistemas Jurisdicionais de REDD+.
Durante a reunião, os membros do consórcio também discutiram a respeito da participação da Amazônia Legal na COP 27, que ocorrerá no Egito. A região vai contar com o Amazônia Legal Hub, um espaço para reuniões e debates promovidos pelos nove estados através do Consórcio.
A reunião foi presidida pelo governador do Amapá Waldez Góes; e também contou com a participação dos governadores do Acre, Gladson Cameli; de Rondônia, Marcos Rocha; do Mato Grosso, Mauro Mendes; e do Pará, Helder Barbalho.
Além do titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, estiveram presentes ainda a secretária de Meio Ambiente, Raysa Queiroz, representando o governador do Maranhão, Carlos Brandão; e o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Filho, representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.