Cassandra Castro
A capital do Pará está em festa! Neste dia 12 de janeiro, Belém completa 408 anos de existência. A cidade que irá receber a COP30, em 2025, recebeu diversas homenagens no transcorrer do dia e celebrou mais um ano de vida.
A programação oficial de aniversário foi aberta com a tradicional missa de Ação de Graças na Catedral, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Correa e concelebrada por mais 10 sacerdotes.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez a primeira leitura da liturgia, em que o profeta Miquéias fala sobre a cidade de Belém de Efrata para a qual são preditas muitas bençãos de Deus. A celebração continuou com o Arcebispo de Belém falando sobre a importância de se comemorar o aniversário da cidade com as celebrações religiosas.
O líder religioso também convidou os presentes a fazerem uma reflexão sobre o papel de cada um como cidadãos, o que cada um pode fazer pela cidade. O arcebispo também pediu que os governantes olhem pelos mais pobres e necessitados.
Para o arquiteto e urbanista Leonardo Normando é importante que num dia como hoje se possa começar agradecendo a Deus. “Tudo inicia e termina com oração, numa data tão importante para Belém, como a data de hoje, em que essa cidade maravilhosa comemora mais um ano é importante que se inicie o dia com oração, com agradecimento, com gratidão”, afirmou.
Outro que também fez questão de ir à missa de aniversário de Belém, foi o sociólogo Helber Borges. “É sempre importante agradecer por tudo. Passamos por um período muito difícil, mas estamos vivos e com saúde então é só agradecer hoje. São 408 anos de uma cidade linda, de uma cidade que nasce e se constitui numa história muito bonita, uma história muito aguerrida e, quiçá, oxalá permita que venham muitos outros anos por aí, temos um evento muito importante por aí e a gente tem que agradecer Belém ganhar esse protagonismo”.
Comunidades tradicionais e afroreligiosas também homenagearam Belém com a “Benção das Águas”. O local escolhido para a realização da cerimônia, que integra a programação religiosa do aniversário da capital paraense, foi o mercado do Ver-o-Peso.
Ao lado do prefeito Edmilson Rodrigues, filhos e filhas de santo e lideranças religiosas de mais de 12 casas de axé da cidade distribuíram banho de cheiro e jogaram rosas brancas no rio que banha a cidade, o Guamá. Um gesto de agradecimento, assim como de pedidos de bençãos às entidades afroreligiosas para protegerem Belém.
“Esse ato marca a nossa existência enquanto cidadãos de Belém e demonstra todo o nosso carinho por nossa cidade. Neste aniversário, desejamos que ela seja cuidada pela Prefeitura e, principalmente, por toda a população que vive aqui”, ressaltou a sacerdotisa Mameto Nangetu.
A quilombola e servidora pública Brenda Miranda fez questão de levar a filha, Dandara Luane, de 7 anos, para participar do ato em homenagem aos 408 anos de Belém. “Agradecemos a Belém por nos abraçar e permitir demonstrarmos a nossa fé, que por ela pregamos a paz e o amor e é isso que desejamos para Belém”, enfatizou Brenda.
Bolo gigante e parabéns para a aniversariante
Depois das celebrações religiosas, lideranças políticas e a população cantaram os parabéns para a capital paraense em um dos principais cartões postais da cidade, o mercado do Ver-o-Peso. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o governador do estado, Helder Barbalho celebraram a data. Um bolo caprichado com 10 metros de comprimento foi produzido para a ocasião com sabores bem amazônicos: massa de cumaru, recheada com doce de leite e castanha do Pará.
A aposentada Ana Maria Lopes, 72 anos, moradora do bairro do Tapanã, fez questão de participar dos festejos de 408 anos da cidade nesta sexta-feira. Após acompanhar a missa de ação de graças dedicada à aniversariante do dia, celebrada na Catedral de Belém, a idosa foi até o Ver-o-Peso para garantir seu pedaço de bolo.
“Que Belém continue recebendo a todos de braços abertos. Nós amamos Belém e desejamos tudo de melhor para ela”, desejou Ana Maria à sua terra natal.
Após os parabéns, o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, destacou que a festa de aniversário da cidade representa a união entre a população e a Prefeitura. “É o povo unido com a Prefeitura para realizar o sonho de uma Belém mais bonita, mais forte culturalmente, mais justa e mais feliz. Parabéns, Belém!”.