Redação Planeta Amazônia
O município de Calçoene celebrou na segunda-feira, 8, o dia de Nossa Senhora da Conceição com uma programação marcada por um momento histórico para a comunidade católica: a elevação da Área Missionária à categoria de Paróquia da Diocese de Macapá. A festividade, realizada há 86 anos, reuniu fiéis em missa solene, procissão e atividades cultura
O governador Clécio Luís participou da celebração e destacou a importância do reconhecimento. Segundo ele, a criação da paróquia reforça a fé e a espiritualidade do povo de Calçoene, além de simbolizar o desenvolvimento do município. “Quando uma cidade tem um pároco e uma paróquia, significa que tem importância, e Calçoene tem uma importância muito grande para o Amapá. Que seja muito feliz, sob as bênçãos de Deus e Nossa Senhora”, afirmou.

A programação religiosa começou no dia 30 de novembro e se estendeu até esta segunda-feira, incluindo a primeira corrida da Padroeira, bingo, venda de comidas típicas e apresentação da banda católica Eterna Aliança. A festividade deste ano contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
O bispo diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro ressaltou a parceria com o governo e o fortalecimento da presença da Igreja Católica no município. “Muito nos alegra essa aproximação do Governo com a nossa Paróquia da Imaculada Conceição, ajudando cada vez mais o nosso povo de Calçoene”, afirmou.

A criação da nova paróquia emocionou os moradores e fortalece o trabalho pastoral e social da Igreja nas zonas urbana e rural do município, reforçando o papel da devoção a Nossa Senhora da Conceição como elo comunitário e cultural da região.

