Campanha nacional ” Um dia no Parque” tem programação diversificada no norte do país

Cassandra Castro

Unidades de Conservação de todo o país realizam neste fim de semana ( 20 e 21/07), programações variadas dentro da campanha que tem por objetivo valorizar estes verdadeiros santuários da biodiversidade brasileira. As atividades deste ano têm como tema “Natureza para todas as pessoas” e vão movimentar espaços de norte a sul do Brasil.

A campanha nacional é realizada desde 2018. Em seis anos, mais de 300 mil pessoas participaram das atividades em 500 UCs mobilizadas. A categoria “Parque” foi escolhida por ser a mais reconhecida pela população, mas todas as categorias de UCs participam, sejam federais, estaduais, municipais ou particulares.

No Amapá, a agenda começa já nesta sexta-feira (19), nas Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) do Rio Curiaú e da Fazendinha, em Macapá/foto: Aog Rocha_GEA

No Amapá, a agenda começa já nesta sexta-feira (19), nas Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) do Rio Curiaú e da Fazendinha, em Macapá. A programação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e conta com passeios de canoa pelo rio Curiaú e seus afluentes, contemplação das belezas naturais e apresentações artísticas de poesia e marabaixo. Além disso, acontecerá o Educashow Sema, exposição de fósseis, trilha ecológica, passeio pelo Rio Amazonas e a 1ª edição da Feira da Biodiversidade da APA do Curiaú, que irá comercializar produtos e serviços da comunidade.“A campanha é um momento de promover a valorização das unidades de conservação, conscientizando a população sobre a necessidade de preservar essas áreas de belezas naturais que temos em nosso estado”, enfatizou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

As atividades também são uma forma de incentivar o turismo sustentável, que colabora com a economia local, ajuda a criar uma relação direta entre o visitante e a natureza, e amplia a conscientização para a necessidade de proteger as APA’s.

Preservação ambiental

As APA’s do Rio Curiaú e da Fazendinha fazem parte das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, recreação, lazer e na educação ambiental. Além disso, os locais recebem, um uso sustentável por meio de concessões para o manejo florestal, garantindo os direitos das comunidades tradicionais.

As atividades deste ano têm como tema “Natureza para todas as pessoas” /foto: Aog Rocha_GEA

Durante o passeio é proibido coletar plantas, flores, sementes, parte de animais, minerais, artefatos arqueológicos ou históricos. Caçar, capturar ou perseguir animais silvestres, e captar fotos ou vídeos para fins comerciais, sem prévia autorização da Sema, também é ilegal.

No estado do Tocantins, as atividades irão acontecer nos Parques Estaduais do Jalapão, Cantão e Lajeado e a Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão.

Mateiros e São Félix

Na Área de Proteção Ambiental do Jalapão, a ação acontece na Cachoeira da Velha e será direcionada à terceira idade no domingo, 21. No Parque Estadual do Jalapão, as atividades acontecem no sábado, 20; o ponto de encontro é na Comunidade Boa Esperança partir das 7h30, e as visitações serão aos atrativos de banhos, Dunas e ao Centro de Educação Ambiental, em Mateiros. 

Outra Unidade de Conservação participante é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão, no município de São Félix. As atividades acontecem às 7h30 e às 16h30 no circuito altares de contemplação cênica e meditativa.

Visitação às Dunas está incluída na programação do sábado, 20, no Tocantins/foto: Walker Ribeiro

Palmas

No Parque Estadual do Lajeado, a programação inicia a partir das 7h, com saída da sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e retorno à Capital às 18h. A programação conta com trilhas guiadas, observação de aves e visitação ao mirante. 

Caseara

Na sede do Parque Estadual do Cantão, em Caseara, as atividades já aconteceram em razão das festividades de aniversário no último domingo, 14. A UC recebeu cerca de 60 crianças de assentamentos, acampamentos sem-terra da região, e, também, da zona urbana de Caseara, que fizeram uma trilha guiada nas proximidades da sede do Parque. Ao final das atividades, após o café da manhã, as crianças receberam brindes e kits escolares.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas