Redação Planeta Amazônia
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou no domingo, 28, da 23ª edição da Cavalgada de Wanderlândia, um dos eventos mais tradicionais do município. Realizada pela prefeitura, com apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo (Setur), a festividade recebeu aporte de R$ 250 mil.
Durante a programação, o governador ressaltou o valor cultural da iniciativa. “Eu sempre gosto de prestigiar esses eventos, fazem parte da cultura da nossa gente. A cavalgada é a integração do homem do campo com o homem da cidade. Por onde tenho passado, o que a gente percebe é que quem não está participando da cavalgada está na porta assistindo ela passar”, destacou.
O prefeito Djalma Júnior lembrou que a cavalgada preserva costumes e movimenta a economia local. “A Cavalgada de Wanderlândia acontece há mais de 20 anos, resgatando a tradição das fazendas e dos tropeiros, ao mesmo tempo em que fortalece o comércio e atrai visitantes de toda a região. É gratificante fazer parte dessa história”, afirmou.

O secretário da Agricultura e Pecuária, César Halum, reforçou o caráter histórico da celebração. “Criada há mais de 30 anos, a cavalgada nasceu para celebrar as tradições rurais e aproximar comunidades. Hoje, se consolidou como um momento acessível, festivo e de integração”, disse.
A 23ª Cavalgada reuniu cerca de 500 cavaleiros e amazonas em 30 comitivas, que percorreram as ruas centrais da cidade acompanhados por moradores e visitantes vindos de municípios vizinhos, como Araguaína, Babaçulândia e Carmolândia.
Entre os participantes, esteve o cavaleiro Manuel da Silva Barreira, de Babaçulândia, que participou pela primeira vez. “É uma tradição importante, faz parte do costume da minha família e esta é a primeira vez que tenho a oportunidade de viver essa experiência”, destacou.

O evento também contou com a presença do deputado federal Tiago Dimas, do senador Irajá e do deputado estadual Eduardo Mantoan, que reforçaram o compromisso com a valorização das tradições culturais e o fortalecimento da integração regional.