Redação Planeta Amazônia
A COP29 chega ao fim nesta sexta-feira (22), após 12 dias de intensos debates e intercâmbios produtivos, com destaque para o papel central da Amazônia Brasileira nas discussões globais sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. O Consórcio da Amazônia Legal (CAL), mais uma vez, foi protagonista com o Hub Amazônia, com mais de 50 painéis, reuniões bilaterais e apresentações de iniciativas inovadoras para a região.
“Estamos encerrando a COP de Baku após doze dias de diálogos e aprendizados. Embora não tenhamos uma resolução final, os delegados continuam trabalhando, e esperamos que no próximo ano, no Brasil, possamos avançar significativamente”, refletiu o secretário executivo do CAL, Marcelo Britto.
Apelidada de “Casa da Amazônia em Baku”, o Hub foi palco de discussões sobre temas fundamentais para o futuro do planeta, como financiamento climático, descarbonização, bioeconomia, agricultura regenerativa, conservação de florestas e muitos outros. O espaço também foi dedicado a apresentar projetos de sucesso dos estados da Amazônia, além de marcos importantes como o COP30 Day, que traçou os caminhos para a próxima edição do evento, o lançamento da Câmara Setorial de Povos Indígenas do CAL, e de uma cartilha sobre educação profissional e tecnológica, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Outros destaques foram: o lançamento do estado do Pará de concessão da unidade de recuperação Triunfo do Xingu, arranjo pioneiro no Brasil, e a assinatura dos secretários de Meio Ambiente dos estados de uma Carta de Intenções de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.
O Consórcio também celebrou parcerias estratégicas para a Amazônia Brasileira, como a colaboração com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), focada na criação de soluções de transporte sustentável, e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para fortalecer a segurança alimentar, inovação agrícola e conservação ambiental.
Com um legado sólido e parcerias fortalecidas, o Consórcio da Amazônia se prepara para o evento de 2025, a COP30, que será realizada em Belém, Pará. O presidente do CAL e governador do Pará, Helder Barbalho, enfatizou: “Seremos uma arena para construir um novo futuro para a humanidade. Tenho plena certeza de que a COP30 deixará um legado significativo para o meio ambiente e para a floresta.”
O encerramento da COP29 marca não apenas o fim de um ciclo, mas o início de novos desafios e oportunidades para a Amazônia, com um olhar atento às soluções globais e locais para as questões climáticas e de sustentabilidade.