Cassandra Castro
Uma tradição que completa em 2023, 246 anos de existência no Amapá. Trazida da África ainda no século XVIII, a Festa de São Tiago, realizada no distrito de Mazagão Velho, no Amapá, movimenta a cidade e atrai milhares de visitantes para acompanharem a programação. A festividade retrata a história de um soldado anônimo que lutou ao lado dos cristãos e garantiu a vitória na Guerra Santa contra os mouros. Os festejos misturam as cerimônias religiosas com cavalaria e teatro a céu aberto, encenado pelos próprios moradores da cidade histórica, durante os 13 dias ininterruptos de realização.
Este ano, no governo do Amapá destinou mais de R$ 1,2 milhão para a Festa de São Tiago que teve início no último dia 16 e prossegue até o dia 28 de julho. A festa está incluída no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo.
Mazagão, a cidade intercontinental
Trilhas na natureza, sítios arqueológicos e balneários são alguns dos atrativos da cidade de Mazagão, que fica a 32 quilômetros de Macapá e reúne mais de 22 mil habitantes. O município é conhecido por suas belezas naturais, sua história, sua cultura e sua religiosidade, que tem o ponto alto na Festa de São Tiago, celebrada há mais de dois séculos pelos moradores da vila de Mazagão Velho, um dos distritos pertencentes ao município.
A história da localidade começa no século 18, com a transferência de 163 famílias de uma possessão portuguesa no Marrocos, na África, para as terras da atual Mazagão. Essas famílias vieram para ocupar áreas de interesse estratégico na defesa do Brasil, então colônia portuguesa. Em 23 de janeiro de 1770, foi fundada a vila de Mazagão Velho.
De geração em geração, os moradores contam as histórias das famílias negras que cruzaram o oceano e trouxeram sua cultura, suas crenças, tradições e devoção, entre elas, a Festa de São Tiago.
O ponto alto da festa ocorre nos dias 24 e 25 de julho, quando são encenados os capítulos das batalhas entre mouros e cristãos, relembrando a África antiga. No dia 25, dia de São Tiago, acontece missa campal e o tradicional Círio pelas ruas de Mazagão Velho pela manhã; à tarde, as encenações teatrais continuam, feitas pelos cavaleiros vestidos a caráter.
“Além da programação oficial, o município tem muitos outros atrativos turísticos como comunidades, trilhas, balneários e edificações históricas que os turistas e visitantes precisam conhecer”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Ane Monte.
Além do investimento financeiro, o Estado reforça o apoio com esquema de segurança pública envolvendo a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; incentivos ao empreendedorismo por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), além do apoio das secretarias de Cultura (Secult) e Turismo (Setur).